Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Madá Magnabosco lança livro sobre psicopatologia

Edição nº 1605 - 12 de Janeiro de 2018

“Outras palavras em psicopatologia” é o novo livro da psicóloga e professora sacramentana, Maria Madalena Magnabosco, que será lançado em Sacramento em breve, na Escola Técnica Estadual Carolina Maria de Jesus. 

O livro, de acordo com a escritora, nasceu do desejo de sistematizar uma prática Clínica em Psicologia, com o objetivo de devolver os conhecimentos construídos ao longo do tempo, bem como agradecer a todas as pessoas e autores que participaram de sua formação. 

“- Refletir a psiopatologia, na especificidade de um diálogo entre a Psicologia e a Filosofia Existencial, é de uma importância em nossos dias, principalmente pela ênfase  contemporânea nas técnicas como modos de percepções sobre quem é o homem', escreve.  O livro trabalha com o conceito de compreensão do filósofo Hans-Georg Gadamer, o que segundo Madá, “nos possibilita enxergar a manifestação e fenômenos contemporâneos a partir da historicidade. Por ela, concebemos o homem como um contínuo construtor de si nas redes relacionais, que tecem o mundo, principalmente em questões existenciais básicas como a corporeidade, a angústia, a perda, a finitude, a temporalidade e o amor”. 

O livro, enfim, é um convite a outros olhares, a outras palavras sobre a psicopatologia “Espero que a leitura propicie mais humanidade na percepção do sofrimento humano”, propõe no final da introdução.

 O Doutor em Psicologia, José Paulo Giovanetti, assina o prefácio informando que “o livro da professora Madalena traz uma visão diferenciada de algumas doenças da contemporaneidade, inseriondo-as no contexto atual pra entende-las fomo uma dificuldade do ser humano e se lacionanar com os seus semelhentes e, mis ainda, de encontrar-se consigo mesmo”. E orienta: “A leitura o texto no proporcionará uma visão fenomenológica  do adoecer humano, tendo como sustentação teórica uma visão filosófica do homem”. 

 'Outras palavras em psicopatologia', escrito em 130 páginas e editado pela Ophicina de Arte e Prosa traz nas referências bibliográficas mais de 50 autores nas áreas de Filosófica, Psicologia, Sociologia, Literatura, entre eles, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Carolina Maria de Jesus, escritora sacramentana, objeto de tese de Madá Magnabosco, sob o título,    'Reconstruindo imaginários femininos através dos Testemunhos de Carolina Maria de Jesus - Um estudo sobre gênero', escrita em 2002, ao concluir seu doutorado.

 

Quem é Maria Madalena Magnabosco

Madá Magnabosco, como é conhecida em Sacramento, é filha do saudoso Sílvio Magnabosco e da professora Maria José (Zezé) e reside em Belo Horizonte, há quase 40 anos. 

Graduada em Psicologia (Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Psicologia Clínica, especialização em Psicopedagogia, em Ensino a Distância. Possui Mestrado em Estudos Literários;  Doutorado em Literatura Comparada pela UFMG e Pós Doutorado em Estudos Culturais pelo PACC – UFRJ.  

Madá Magnabosco é professora universitária em cursos de graduação e pós graduação em Psicologia na Faculdade Pitágoras BH; Professora do curso de pós-graduação em Análise Existencial e Gestáltica: Psicologia Clínica (Abordagem Fenomenológico-Existencial, desde 1983. Coordenadora do Núcleo ABRAPSO de Belo Horizonte e  membro da Associação Latinoamericana de Psicoterapia Existencial.