O Haras Zandonaide (HZ) realizou, em parceria com a Associação Mineira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador, a IX Copa de Marcha Mangalarga Machador, no Parque de Exposição Hugo Rodrigues da Cunha, no último dia 15. O evento que contou com a participação de cerca de 80 animais de diversos criadores foi de altíssimo nível, conforme avaliação, não apenas do criador Clarete Zandonaide, idealizador do evento, como do juiz que procedeu o julgamento, Fabiano Bitencourt.
“- São animais de altíssima qualidade, que estão sendo avaliados e caracterizando o evento como uma copa extraordinária, com a presença em pista de animais dignos de qualquer plantel no país. Estou muito satisfeito, porque estamos promovendo a nossa cidade e muito agradecido pelo grande público presente, pela Prefeitura ao nos ceder o Parque, à Apae, mais uma vez parceira do evento e, especialmente, a todos os empresários criadores que trouxeram seus animais”, disse, agradecendo.
O HZ participou da Copa com duas éguas sêniores premiadas na mesma categoria. “Sempre participamos de eventos realizados Brasil a fora, sendo contemplados também com excelentes premiações. Competindo em casa, como promotor do evento não poderíamos deixar de participar e não está fácil pelo nível de animais que se apresentam na pista. E claro, se ganharmos ficaremos muito satisfeitos, mas o mais importante para nós é manter o evento que já está consolidado”, comentou Clarete, antes de seus animais entrarem em pista. Mas quando entrou, foi prêmio certo, Éguas sêniores: AR Liberdade e Babilônia Calambau do Cardeale primeiro e segundos lugares
Diretor da Associação Brasileira elogia Copa
Para Jonas Oliveira, diretor da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), “a Copa de Marcha em Sacramento já está consolidada, é uma tradição. Clarete é um grande criador, tradicional na região e vem fomentando a divulgação da raça e a Associação entra nessa participação para difundir ainda mais o nosso cavalo”, elogiou, mostrando em números a difusão da raça.
De acordo com Oliveira, a ABCCMM conta com 16.200 sócios, com 650 mil animais registrados e controlados. “Para a raça de equinos é número muito expressivo e o Brasil é líder na América Latina em número de animais de criadores”. Oliveira destaca ainda que o Mangalarga Marchador é uma ração genuinamente brasileira e mineira.
“Ela nasceu nos rincões do Sul de Minas, foi desenvolvendo, se espalhando Brasil a fora e hoje está nos Estados Unidos, Alemanha, Itália e outros países da Europa e nos países do Mercosul. É uma raça bastante difundida e só não é maior, por causa da barreira sanitária”, observa, mostrando um dado curioso:
“- Na Alemanha há um mangalarga para cada três pessoas, no Brasil, é um para mais de dez, mas está melhorando. Aliás, o Brasil já teve grande tradição com cavalos, depois passou a ser considerado brega, mas agora está bastante difundido. Deixou de ser brega e virou chic”.
Outro dato relevante apresentado pelo diretor da Associação Brasileira é o espaço que a raça vem ganhando no país com a realização mais de um evento por dia. “Este ano já realizamos no país mais de 320 eventos como este. São nesses eventos que credenciamos o Campeão e o Reservado Campeão da raça para o Campeonato Brasileiro de Marcha (CBM), que será realizado em Brasília de 12 a 18 de novembro. Então, eventos como este de Sacramento, já na sua IX edição, credenciam o animal e o criador, e a Associação faz o suporte de ajuda”, explica, informando que o investimento e a geração de emprego são bem expressivos.
“- A maior empregabilidade no agronegócio hoje é o Mangalarga Marchador. Hoje empregamos mais do que qualquer montadora de veículos no país. São mais de 40 milhões empregados diretos e indiretos. E eventos como este, incrementam o mercado de veículos leves e pesados, o mercado da bebida, além de sempre atrair um grande público”.
Finaliza Jonas Salvador, comparando o cavalo Mangalarga Marchador com o carro mais popular do Brasil. “O Mangalarga Marchador é o Fusca da raça, porque é de fácil acesso, é um cavalo que serve para cavalgada, no esporte, no lazer, e tem aptidão para o campo, ou seja, é um cavalo versátil, e de custo baixo. Por ser de porte médio, consome um volume menor de alimentos e, sobretudo, é um animal muito rústico”.
Clarete, um dos maiores do Brasil
Um grande expert em equinos e na raça, Antonio José Basílio Santos, técnico no julgamento de animais, é uma presença sempre simpática e tradicional nas Copas de Marcha na cidade. Falando ao ET, começa destacando Clarete como um dos maiores criadores do Mangalarga Marchador no país e ressalta sua perseverança.
“- Temos visto que é muito difícil começar uma Copa de Marchas e mantê-la, como vemos em Sacramento, porque é um tipo de evento que exige a confiança dos participantes para trazerem seus animais e uma organização que tem que satisfazer os criadores de diversas regiões do país, acostumados a participar de exposições muito importantes. Veja a participação de criadores desta nona edição, numa época de crise, em que as pessoas só saem para eventos se estiverem convictos da organização e da qualidade do evento. Este é um ponto importantíssimo”.
Basílio ressalta ainda que a qualidade dos animais em julgamento nas copas realizadas na cidade vem melhorando. “O nível de qualidade dos animais vem crescendo, o que demonstra que as seleções na nossa região estão sendo aprimoradas. Confrontados e avaliados em termos de qualidade, é patente a melhoria dos animais de ano para ano. Então, tanto no aspecto da tradição de nove anos, na confiança, na organização e no prestígio dado pelos criadores, essa Copa tem se mostrado um evento de evolução de qualidade no plantel dessa região, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Noroeste de Minas, Alta Mogiana, Sul de Minas”, avalia.
Basílio destaca ainda que os cavalos da região não deixam a desejar em nada em relação ao resto do país. “Houve uma evolução crescente da raça em todas as regiões do Brasil. Nos últimos 30 anos, conseguiu acompanhar a transformação do ponto de vista da evolução da raça. Além de não perderem em nada em relação a outras regiões, já se destacam na exposição e copa nacional que confronta animais de todas as regiões. As nossas tropas competem de igual para igual com qualquer animal do Brasil”, ressalta.
Há apenas quatro anos entre os criadores de Cavalo Mangalarga Marchador, o empresário José Renato Marques já se destaca como o segundo maior criador do município. Entusiasta da raça, não poupa elogios a Clarete Zandonaide pela persistência e pela importância que deu às copas realizadas na cidade.
“Essa nona Copa consolida ainda mais o trabalho realizado por Clarete que, pela sua importância, nível de qualidade e organização tem trazido para a cidade grandes empresários criadores do Mangalarga Marchador no país, enfatiza, responsabilizando o criador sacramentano pela divulgação da cidade lá fora.
“Através desses eventos de alto nível, não apenas Clarete se torna conhecido e respeitado, mas eleva o nome da cidade. Através dele Sacramento ficou conhecida como um grande polo da raça para todo o Brasil. Sem dúvida, ele é um dos criadores mais importantes no país. Estive com ele na Nacional e pude comprovar isso, então essa Copa de Marcha em Sacramento significa muito para o criador e, naturalmente, para a cidade, pois ela se torna referência”, afirma destacando que participou com dois animais.
Organização técnica
A Empresa Três Barras, de São Sebastião do Paraíso (MG), responsável pela organização técnica da IX Copa de Marcha, também não poupou elogios ao evento. “Um nível muito alto, de muita qualidade de andamento, daqui já saíram vários campeões nas Nacionais. E fazemos essa avaliação positiva confrontando os muitos eventos que organizamos para todos os núcleos do Mangalarga Marchador, durante todo o ano”, avalia.
Outro elogio vem do próprio juiz que fez o julgamento dos animais na pista, Fabiano Bittencourt. “É uma Copa com animais de muita qualidade, que representam muito bem a raça. Uma grande quantidade de animais, um público muito bom, estrutura excelente”. Bittencourt, que é arbitro da ABCCMM há oito anos, é natural de Baependi, no Sul de Minas, região berço da raça.
Há seis anos, Apae é parceira solidária da Copa de Marcha
O lado social e receptivo da IX Copa de Marcha tem mais uma vez a responsabilidade entregue à simpática esposa do criador Clarete Zandonaide, a Profa. Tereza Gerolim Zandonaide que, de manhãzinha, começa a preparar o café com o tradicional pão de queijo para a recepção dos criadores que aportam desde a madrugada no parque. Uma delícia tudo!
Completando o bom gosto de Tereza, mais uma vez, a Apae esteve presente no evento tomando conta do setor de alimentação, aliás, um convite feito por Clarete e Tereza há seis anos, como forma de ajudar a entidade, que serve almoço salgados e bebidas durante todo o dia. “São seis anos de uma parceria, muito boa e uma oportunidade para arrecadarmos recursos para a APAE. É uma renda a mais...”, afirma, a diretora da Escolinha Tio Toffe/Apae, agradecendo ao empresário.
A presidenta da instituição, Romeia Dias Virgílio Popolim, completa: “Para nós da APAE é uma parceria muito importante e somos gratos, por essa união da solidariedade com a alegria. Todos se divertem e a APAE se beneficia com a renda”, reconhece, elogiando o cardápio. “O almoço, com aquele temperinho delicioso, consistiu dos tradicionais arroz e feijão, três tipos de carnes e diversas saladas, além de salgados e bebidas durante todo o eventos, além do churrasco na brasa, próximo à pista de marcha. “São preços acessíveis como nos restaurantes e todos vêm nos prestigiar. O Haras Zandonaide entra com a festa e nós com a comida e a satisfação é total”.
Os campeões da Copa de Marcha...
Dez animais da raça Mangalarga Marchador foram premiados como campeões e reservados campeões da IX Copa de Marcha de Sacramento, edição 2018, quatro dos quais estão credenciados para participar do Campeonato Brasileiro de Marcha (CBM), de 12 a 18 de novembro, em Brasília.
Confira a premiação:
Campeão dos Campeões de Marcha: Meireles Jogo,
Reservado Campeão dos Campeões Marcha: Sincero Bavária,
Campeã das Campeãs de Marcha: AR Liberdade,
Reservada Campeã das Campeãs : Urna do Passo Fino.
Outros seis animais da região, sendo quatro do Haras Zandonaide (HZ), foram premiados por categoria:
Campeão Cavalo Castrado de Marcha: Bitu Hz,
Reservada Campeã de Marcha Égua Adulta: Babilônia Calambau do Cardeal,
Reservada Campeã de Marcha Égua Sênior: Witoria Hz,
Reservada Campeã de Marcha Égua Registro Provisório: Disparada Hz.
Campeão de Marcha Cavalo Provisório: Curinga HZ, do criador Saul Sebastião,
Campeã Égua de Marcha Registro Provisório: Austrália Campo Limpo, do criador Marco Aurélio.