Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Gil Barreto lança mais um livro

Edição nº 1653 - 14 de Dezembro de 2018

“Maria,  Mãe de Jesus: senhora do povo de Deus” é o título do novo livro do Prof. Gil Barreto Ribeiro, mais conhecido como Padre Gil, o primeiro Redentorista a assumir uma paróquia na Arquidiocesde de Uberaba, a então Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, hoje Paróquia Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Substituindo Monsenhor Saul Amaral, Pe. Gil foi pároco em Sacramento de 1970 a 1975,

Seu novo livro, que  acaba de chegar às livrarias, aos amigos e conhecidos, traz em suas 96 páginas,  na primeira parte  as encíclicas e mensagens dos papas, Francisco e Bento XVI, sobre Nossa Senhora; e de João Paulo II, a Carta Encíclica Redentptoris Matter (Mãe do Redentor).

 Na segunda parte, as ricas  histórias  de Nossa Senhora Auxiliadora, N.Srª da Abadia, N.Srª da Penha, N.Srª de Fátima, N.Srª de Guadalupe, N.Srª de Lourdes, N.Srª Desatadora de  Nós, N.Srª do Perpétuo Socorro, N.Srª de Nazaré, N.Srª do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padroeira da cidade de Sacramento; N.Srª da Paz de Medjugore e N.Srª Aparecida.

Na historicidade de nossas madonas regionais, Pe. Gil ressalta dois nomes. Na. Srª da Abadia, cuja devoção está presente há mais de 200 anos no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, ressaltando ainda a maior festa em seu louvor, celebrada na cidade de Romaria. 

Sobre Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padroeira de Sacramento, o autor resgata o nome original da então Paróquia de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, assim denominada quando assumiu a Paróquia em 1970, e da nova paróquia, que passou a denominar-se Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, através de um estudo de monsenhor Valmir Ribeiro, e sobre a criação da primeira basílica da província de Uberaba, a Basílica Menor do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria.

Na apresentação da obra, Gil Ribeiro fundamenta-se na verdade bíblica desde o anúncio do Anjo Gabriel e conclui afirmando que, “Na história do Cristianismo, desde os primeiros século, os cristãos passaram a chamar Maria de mãe e senhora. Hoje encontramos na tradição cristã centenas de títulos se senhora atribuídos à mãe de Jesus. (...) Nesta obra, objetivamos elencar os mais significativos títulos dados a Mãe de Deus”.