Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fabiano Augusto trabalha na restauração da Catedral de Uberaba

Edição nº 1606 - 19 de Janeiro de 2018

O artista plástico sacramentano, Fabiano Augusto dos Santos, depois de restaurar o Santuário da Medalha Milagrosa, Igreja de Santo Antônio, de Araxá e outras, trabalha agora no restauro da Catedral Metropolitana de Uberaba. 

De férias na cidade, Fabiano conversou com o ET sobre sua trajetória de trabalho na arte sacra. “Tudo começou há seis anos, quando recebi o convite para fazer a restauração do Santuário da Medalha Milagrosa, em Uberaba, onde permaneci durante cinco anos e meio entre ir e vir, porque a restauração foi feita em partes. Dava um intervalo, eu fazia trabalhos menores nas cidades vizinhas, Araxá, Frutal onde fiz duas igrejas, a matriz e uma capela, também em Água Comprida e no Prata, e agora estou na Catedral Metropolitana', resume. 

Seu trabalho na Catedral começou com a restauração das imagens. “Foram restauradas todas as imagens, inclusive as externas que nunca haviam sido mexidas, como um Cristo, que pertencia à Catedral, mas estava numa praça da cidade. Outro Cristo, na área externa da Catedral, exposta ao tempo, que também nunca havia sido restaurada, recebeu um trabalho bonito e durável”, enumerou, informando que, além das imagens sacras, está trabalhando na pintura interna da igreja. 

“- Há quase dois anos na Catedral, iniciamos pelas imagens, capela do Santíssimo e agora a pintura interna da nave, estamos fazendo toda a parte de marmorizado, colunas, folheação a ouro dos capitéis, além de novas pinturas que estão no projeto. Monsenhor Valmir, o pároco, como sabemos, é muito criativo e quer um trabalho completo, é um projeto grande”, explica. 

Além das tantas restaurações feitas, Fabiano tem trabalhos inéditos, por exemplo, no Santuário da Medalha, deixou sua marca de trabalhos originais.  “Na Medalha Milagrosa, os quadros que fiz chamaram a atenção, inclusive um gerou polêmica, porque as irmãs quiseram homenagear os dois reitores que permaneceram mais tempo no Santuário, Pe. Ricardo e Dom Benedito, ambos falecidos, então eu os coloquei entre os 12 apóstolos, o que causou um certo rebuliço na paróquia. Por isso considero que meu trabalho está muito bom, a ponto de causar polêmica”, explica, lembrando que Michelangelo, contratado pela Papa, também polemizou.

 Fabiano destaca ainda que são quadros grandes, tipo painéis.  “Há quadros de 5m x 3m, 10m x 2m, todos quadros muito grandes e foram os que mais chamaram a atenção. Em Água Compridas fiz também quadros inéditos, assim como em Araxá. Inclusive o da igreja de Santo Antonio de Araxá, chamou muito a atenção, porque a igreja era lisa, como se fosse um barracão e aí tive de fazer gesso, teto, piso...”.