Na matéria, 'A rica história da família Lenza em Sacramento', veiculada na página 7, da edição nº 1634, de 03/08/18, ao resumirmos a biografia de Generoso Lenza, cometemos um lamentável equívoco que, nesta edição, fazemos questão de corrigir, pedindo desculpas aos familiares e aos leitores.
Tomando como base uma publicação feita no Jornal de Sacramento, edição de 15 de setembro de 1980, informamos que “Generoso e Esterina doaram um grande terreno para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Sacramento”, o que não corresponde com a verdade factual daquele momento histórico, conforme passamos a justificar e revelar os verdadeiros doadores do terreno àquela instituição.
O jornal teve acesso a uma certidão da Escritura de Doação daquela área à Santa Casa, com duas informações que confirmam o nome da proprietária e a forma como foi adquirida.
“Proprietário: Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, atendimento em pronto socorro e unidades hospitalares...
Forma aquisitiva: Através de doação feita por Riceiro Lenza e sua mulher, Geralda Faleiros Lenza, conforme escritura lavrada no 1º Tabelionato de Notas desta comarca, livro 3-Aux, em 28.09.1945. Dou fé (rubrica ilegível)”, e não Generoso Lenza e Esterina, conforme publicamos.
Como forma de reconhecimento dessa doação, recentemente, em cerimônia de inauguração das reformas internas e da Galeria dos Provedores, a diretoria da Santa Casa houve por bem denominar de Riceiro Lenza a mencionada galeria.
Ficam os registros e, mais uma vez, nossas desculpas aos descendentes de Riceiro e Geralda Lenza pelo lamentável lapso.