Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Esporte Lacerda inaugura nova loja

Edição nº 1644 - 12 de Outubro de 2018

A partir desta próxima terça-feira 16, a loja Esporte Lacerda estará reabrindo suas portas em sede própria com novas e amplas instalações, na avenida Cônego Julião Nunes. Os clientes vão se surpreender com o novo espaço, recheada de novidades, além de preços promocionais de reabertura. Tudo isso vem coroar uma história de luta, coragem, perseverança, qualidade dos produtos e do atendimento aos clientes, do empresário Vilmar Afonso Lacerda, sua esposa Marilda, o filho Vítor e dos funcionários, todos eles imbuídos da filosofia da empresa. “Em primeiro lugar, Deus em nossos corações e, depois, a satisfação e o bem estar de nossos clientes, que também nos ajudaram a construir essa história que completa 32 anos de bons serviços prestados a Sacramento”, reconheceu o empresário em entrevista ao ET.

A Esporte Lacerda nasceu em 1986, portanto, há 32 anos, com o nome de Lacerda Calçados. Mas a história vitoriosa de Vilmar começa bem antes. Durante mais de dez anos foi professor de Datilografia, utilizando as hoje, históricas máquinas de escrever. Na Escola de Datilografia Lacerda, ensinou milhares de sacramentanos a usar com velocidade o teclado das velhas Remington, Olivette... Na década de 80 foi diretor Geral da Rádio Sacramento, a convite do pároco, Pe. Luiz Carrilho; passou ainda por extensa experiência na produção agropecuária, acabando presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sacramento.

 

Uma parceria familiar

Vilmar recorda, até com uma certa emoção, como tudo começou. “Em 1986, surgiu a oportunidade de comprar uma loja de calçados, no bairro do Rosário, de propriedade do francano, Sr Paulo. Minha experiência no ramo era mínima, mas tive para isso um mestre de larga experiência, a de meu irmão, Baltazar, dono de uma loja da calçados em São Paulo. Foi ele meu grande incentivador para assumir uma nova forma de investir no ramo comercial propriamente dito”, lembra, agradecendo a participação do irmão. 

Através dos conselhos e orientações do irmão, Vilmar percebeu que a guinada empresarial que daria na sua vida era promissora. Mas esbarrou noutro empecilho bem grande. Não tinha dinheiro suficiente para comprar a loja de Paulo. E mais uma vez resolveu o problema em família. Dessa vez, procurou a irmã, Maria Eny, que aceitou  firmar com ele uma sociedade. 

E foi aí, em 1986, num pequeno cômodo ao lado da Cinelândia Bar, na rua Visconde do Rio Branco, que nasceu a Lacerda Calçados. Ousados, os irmãos sócios iniciaram o negócio com uma mega liquidação. “Foi uma abertura inusitada, já abrimos a loja fazendo uma liquidação total. A intenção era aumentar o capital e investir em novidades, comprando novos modelos de sapatos, tênis, botas... Essa liquidação foi tão expressiva, no ponto de vista das vendas e da presença do público, que nunca me saiu da memória”, recorda Vilmar. 

Reforça o empresário que aquela liquidação ficou inesquecível, porque o produto era Doc Said Samelo, nas cores verde, rosa, vermelho e azul. Mas vendemos tudo. Juntamos o dinheiro que tínhamos e o que ganhamos na liquidação e, orientados pelo meu irmão Baltazar, fomos a São Paulo, onde estavam os maiores atacadistas e gastamos tudo em sapatos”, lembra com um largo sorriso, agradecendo a preferência dos clientes.

“E foi assim, preferencialmente com o apoio dos nossos clientes, apoio dos amigos e atenção de nossos fornecedores que fomos aprendendo cada dia mais, o que nos possibilitou, logo logo, nos estabelecermos já com uma clientela consolidada”, avaliou, informando os locais por onde a loja passou. 

Vilmar explica que a vida empresarial tem seus altos e baixos, caminhando de acordo com os momentos político-econômicos do país. Ele cita, por exemplo, algumas crises de falta de poder aquisitivo da população, o Plano Collor, que segurou por dois anos o dinheiro aplicado na poupança, parte desses depósitos usado como capital de giro das empresas. “Mas damos graças a Deus por termos superado todos esses revezes. E hoje nos orgulhamos de estar completando 32 anos de serviços à população”. 

E superando crises, promovendo e criando iniciativas de vendas, a Lacerda Calçados foi ampliando seus espaços. Da apertada lojinha, transferiu-se para a av. Benedito Valadares, no prédio da Sede Paroquial, onde permanecemos por dez anos.

 

E nasce a Esporte Lacerda

Depois de uma sociedade de 12 anos, Enyr e Vilmar decidiram separar a sociedade, cada um tocando sua empresa. “Tanto a Enyr quanto eu estávamos formando nossas famílias e resolvemos cada um tocar a sua empresa. Minha irmã permaneceu com o nome original, Lacerda Calçados e eu passei para Esporte Lacerda, inaugurada em 1998, na avenida Antônio Carlos, introduzindo no seu mix de produtos, artigos esportivos. 

E assim, 20 anos depois estamos nos mudando para uma sede própria, um amplo e moderno espaço para melhor atender os nossos fregueses, a quem temos muito que agradecer. Com muita fé em Deus, trabalho, honestidade, dedicação e apoio de toda a população sacramentana e região, que acreditou em nosso trabalho, humildemente, reconhecemos que juntos vencemos, conseguimos chegar até aqui”, agradeceu. 

 

Família que cresce unida, trabalha unida

 “Ao lado de um grande homem, há sempre uma grande mulher”. O ditado ilustra bem a presença da querida esposa, Marilda, companheira de todas as horas, com quem Vilmar compartilha, ao lado dos filhos, todo esse sonho construído.  

“Um agradecimento especial à minha esposa Marilda, que compartilhou toda essa história ao meu lado. À nossa filha Maraíne, sempre incentivando e colaborando, assim como ao nosso filho, Vítor, igualmente sempre junto, na loja, trabalhando e colocando todo seu conhecimento a serviço da empresa, como braço direito responsável pelo suprimento do estoque com as últimas tendências da moda calçadista. Credito também ao Vítor a idealização desta sede própria que hoje inauguramos”, ressalta, expressando seu último agradecimento.

 

“Quero deixar também minha eterna gratidão a Deus, à minha família, na pessoa de minha querida irmã, Maria Enyr, à nossa equipe de colaboradores que fez parte de nossa trajetória e aos que hoje fazem parte dela, reafirmando a todos, sinceros agradecimentos. Obrigado de coração!”, finalizou.