Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

A Deus, Dr. Rominho

Edição nº 1629 - 29 de Junho de 2018

O dentista Rômulo Mendes Neto (Dr. Romin)  morreu aos 87 anos, por volta das 21h da última segunda-feira 25, em sua residência, vítima de uma parada cardíaca. Seu corpo foi velado no velório 'Maurício Bonatti' por familiares e um grande número de amigos, colegas de profissão e conhecidos. Foi sepultado no cemitério São Francisco de Assis, na manhã de terça-feira 26, após a exéquias proferidas por Pe. Jaime Ribeiro, pároco da Basílica do Santíssimo Sacramento, que ele frequentava, diariamente.

O mais longevo dos dentistas sacramentanos, Romin exerceu sua profissão durante 65 anos como um dos mais completos e competentes profissionais da odontologia. No velório, o agora mais longevo dentista da cidade, Ivan Cordeiro, falou sobre sua amizade com o amigo. 

“-Conviver com ele foi um privilégio, pois era uma pessoa que sempre acrescentava algo como pessoa e como profissional. Sabemos todos em Sacramento dos inúmeros predicados do Rominho. Mas saliento: a sua bondade como ser humano, sua religiosidade praticada, seu companheirismo como amigo e o zelo que tinha com sua família. Vai fazer muita falta. Perdi um amigo, mas a cidade perdeu um dos melhores de seus filhos”.

Apesar da fama de grande profissional, há alguns anos não exercia mais a profissão devido a idade avançada e a problemas de saúde. Romin era daquelas pessoas de uma religiosidade extrema. Católico praticante, de presença diária ao sacramento da Comunhão na Basílica do Santíssimo Sacramento, facilitada pela proximidade de sua casa, foi exemplo maior de um grande e verdadeiro cristão. Viúvo de Edna Borges, deixa os filhos, Luiz Rômulo, Valéria e Ricardo. Mas deixa sobretudo um grande legado de serviços à Igreja Católica e à Sociedade São Vicente de Paulo. 

Por todo serviço prestado a Sacramento e à sociedade, foi condecorado com a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, outorgada em 2016, pelo ex-prefeito Bruno Scalon Cordeiro, e recebeu do jornal O Estado do Triângulo, no ano de 1999, o título de Personalidade do Ano. Como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cidade, teve o seu corpo coberto pelas bandeiras da cidade e da Sociedade São Vicente de Paulo. Acompanhado da primeira dama, Maria Tereza Abrate, o Prefeito Wesley  De Santi de Melo compareceu ao velório para manifestar sua solidariedade e passando à família o Decreto de luto oficial de três dias em razão de seu falecimento. 

 

Um vida de trabalho e doação

Sacramentano de nascimento, de corpo e alma, Romulo Mendes Neto, conhecido por todos como Dr. Romin  era filho de Alphero Mendes do Nascimento (Alvim) e de Isaura Afonso Mendes e cresceu com os irmãos Benedito de Assis, Lucília, Erotides Paixão, Dalva, Terezinha, Claudionor e Cláudio (gêmeos) e Antônio Joaquim (Quinca), todos falecidos.

Ao longo de seus 87 anos,  só deixou Sacramento  para seguir os estudos depois de concluir o curso primário na EE Afonso Pena Jr, em Franca, no Colégio Champagnat, onde estudou até a 2ª série ginasial (7º ano) e de lá transferiu-se para o Colégio São José,  dos padres Claretianos, em Batatais, onde permaneceu por dois anos, concluindo o curso Científico (Colegial) em Ribeiro Preto, ingressando em seguida na Faculdade de Farmácia e Odontologia naquela cidade.

Concluído o curso de Odontologia em 1953, Romim, retornou a Sacramento em 1954 e começou a trabalhar com pai Alphero (Alvim) e três anos mais tarde, montou o próprio consultório, onde trabalhou até meados de 2000, embora aposentado, mas por amor à profissão, que o fez conhecido como excelente profissional e referência em prótese na cidade e região.

Em outubro de 1969, homem maduro e bem sucedido,  casou-se com o grande amor de sua Vida, Edna Borges. Aqui constituiu família e criou os três filhos. Mas mais que dentista, marido e pai de família, Rominho fez a diferença  na sociedade, no trabalho religioso e social. Ainda bem jovem, fez parte da  Congregação Mariana (hoje extinta) e membro da Sociedade São Vicente de Paulo, por mais de 50 anos, com um brilhante serviço sócio religioso junto aos mais carentes, com visitas, palavras de estímulo e sobretudo com exemplos de bom cristão. Romin, pautou sua vida na religião e no servir e foi exemplo de retidão para a família e todos os que o conheceram. 

Em 99, ao receber o título do Jornal ET, encerrou a entrevista concedida fazendo um pedido aos jovens: “Tenham uma religião. A religião é a base de tudo, de uma boa profissão, de vida de casado, de pai. Procurem seguir os ensinamentos de Deus corretamente, apesar das falhas que todos temos. Isso é muito importante para a vida. A graça de Deus tem que estar presente em nós”.