Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ciclistas da cidade pedalam pelo Vale Europeu

Edição nº 1619 - 20 de Abril de 2018

O grupo de ciclistas sacramentanos formado por pelo casal, Márcio e Eliana, Hérica, Regis,, Evando e Ana Lúcia, integrantes da Eli&Ana Cicloturismo, fizeram na primeira semana de abril, um dos mais pitorescos circuitos do Sul do país, o Circuito do Vale europeu, com outros dois grupos, de São Carlos e de Timbo, Porto Ferreira e Cerqueira César. 

“Formado por nove municípios, Apiuna, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, o roteiro é marcado pela presença da cultura europeia, revelando-se fortemente nos hábitos e tradições da população”, explicou Ana Lúcia, destacando que a imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos, como na arquitetura, na gastronomia, na música, na cultura e nos esportes.

 

Um passeio repleto de companheirismo

Em entrevista ao ET, Ana Lúcia resumiu assim o percurso: “Considerado de nível médio quando feito em sete dias, para se fazer em cinco, como fizemos, requer um pouco mais de preparo para se cumprir os 300 km do Circuito. E lá fomos nós na expectativa do que teríamos pela frente. Saímos de São Carlos no dia 8 de abril com destino a Timbó...”, foi contando, enumerando com detalhes as paisagens, construções, arquitetura, costumes e cultura das cidades e locais por onde passaram, Pomerode, Rodeio, Dr. Pedrinho, Palmeiras e retorno a Timbó no dia 13. 

Fazendo uma avaliação da aventura, Ana Lúcia, disse: “Se pudéssemos definir esse passeio em uma palavra seria ENCANTAMENTO, em todos os aspectos. Com a  educação e presteza das pessoas, com o cuidado que têm com o visitante, com as casas, com a limpeza ( não vimos um papel jogado em lugar nenhum), com a preservação da natureza, com a arquitetura, com os jardins, com as flores, com as capelas, com a comida.

Os amigos que fizemos ao longo desses cinco dias tornaram o passeio repleto de companheirismo, de ajuda mútua, de alegria e de brincadeiras. São deles que temos mais saudade, pessoas encantadoras que vamos levar pra sempre no coração. E o principal de todos, a oportunidade de ter conhecido o Sr. Paulo Notari, o homem mais feliz do mundo!”