A advogada sacramentana, Flávia Cristina Jerônimo Correa, lançou na noite dessa quinta-feira 22 o seu primeiro livro, 'O Caráter Excepcional das Prisões Cautelares', em solenidade realizada na Casa da Cultura Sérgio Pacheco, na presença de autoridades do meio jurídico, advogados, amigos e familiares da autora.
O advogado criminalista e mestrando, Wisley Cill-Farney Martins Soares, professor de Direito Processual Penas, da Uniaraxá, proferiu palestra sobre o tema, Prisões Cautelares, e a juíza Ivana Fidelis Silveira, que prefaciou a obra, juntamente com o promotor José do Egito de Castro Souza, com quem Flávia trabalhou como estagiária, falaram sobre a autora e elogiaram seu trabalho. Também o presidente da OAB local, Caires Lincoln Mateus Borges cumprimentou a advogada.
O livro de 162 páginas, editado pela editora Lumen Juris, do Rio de Janeiro, é dividido em quatro capítulos que versam sobre os princípios da prisão cautelar que, conforme a Flávia Jerônimo escreve na introdução, tem causado preocupação não só no ordenamento jurídico, mas também no cotidiano dos brasileiros, que acompanham diariamente na mídia televisiva a decretação de prisões.
Importante ressaltar, que a prisão cautelar ou provisória é também chamada de prisão processual e se subdivide em prisão em flagrante, a prisão preventiva e a prisão temporária, ela é decretada com a finalidade de resguardar a sociedade ou o processo, a produção de provas, enfim, em assegurar a eficácia das investigações ou do processo criminal.
Os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da Escola Coronel, abrilhantaram a noite, apresentando o poema “Operário em construção”, de Vinícius de Morais, sob direção e declamação do professor Walmor Júlio Silva.
Flávia é advogada desde 2012, quando se graduou pela faculdade de Talentos Humanos, de Uberaba e atua em Sacramento e região. Este ano, a advogada concluiu o curso de pós-graduação na Faculdade de Direito Damásio. É autora de diversos artigos da área de Direito Penal e Processual Penal, direito de Família e Sucessões, com publicação nos portais JusBrasil.