Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Queijo sacramentano participa do ‘Mondial Fromage’ na França

Edição nº 1574 - 09 de Junho de 2017

O Queijo Minas Artesanal JL, produzido por Joel Leite na Fazenda Califórina, região do Caxambu, neste município, participa da III edição do Mondial du Fromage et dês Produits Laitiers (Concurso Mundial de Queijos), na França, 

neste final de semana, entre os dias 11 a 13. 

Integram a missão técnica, cerca de 40 pessoas, patrocinadas pela  Federação da Agricultura de Minas Gerais (FAEMG), entre técnicos, repórter, fotógrafo,  produtores,   todos mineiros. Da Microrregião de Araxá participam três produtores, Marly Leite, esposa de Joel, de Sacramento; um de Pratinha e um de Araxá. Também na delegação, Altino Rodrigues Neto Superintendente Técnico da FAEMG e Débora de Carvalho Pereira,  jornalista e extensionista rural da SerTãoBras, responsável  pelo intercâmbio entre o Brasil e França.

Informa Marly por WPP que o grupo está em Poligny, uma comuna francesa na região adminsitrativa de Franche-Comté, onde  há produção dos queijos artesanais: comté, morbier, mondour e blud jacks. “No início da semana visitamos a Maison du Comté, onde tivemos  palestra com  Champon Emmanuel sobre a organização dos produtores locais e como é feito o queijo comté. Entre os dias 5 a 10, estamos fazendo cursos de maturação de queijo, em caves, cavernas preparadas para armazenamento de queijos. Neste final de semana, de 11 a 13, estaremos realizando a feira”, explicou. 

De acordo com Marly, que comemora a boa nova, para chegar à frança, o Queijo JL foi selecionado pelo Mestre Queijeiro Hervé Mons, francês da Academia Opus Caseus , que fez a clínica do Queijo,  de 29 de abril a 7 de maio, na Vitrine do Leite na Expo Zebu 2017. Hervé é um dos “Meilleurs Ouvriers de France”, na categoria queijo. É queijeiro de uma família tradicional de comerciantes de queijos da região de Auvergne, na França, região do maciço central, onde os montes de meia altura lembram os montes de Minas Gerais e os habitantes são tão desconfiados quanto os mineiros.

 A marca JL participa do concurso com quatro tipos de maturação: o Tradicional meia cura JL; o Defumado JL; o Senzala com mofo natural penissilium, os três com 30 dias de maturação e, o tradicional Araxá Real, com 60 dias de maturação. 

 

Queijo de Joel Leite representa Araxá 

Destaque-se que Joel Leite, pertence à Associação dos Produtores de Queijo Araxá, (Microregião de Araxá).  Joel Leite é pioneiro na fabricação do Queijo Minas Artesanal, no município de Sacramento e, através de parceria com o Entreposto de Laticínio Só Nata Ltda, de Araxá, botou o produto no mercado. 

Em 2008, em entrevista ao ET, explicou, “nosso queijo é certificado, só que ainda não tenho condições de embalar aqui e não tenho mercado, por isso o queijo vai para o Laticínio Só Nata, de Araxá, e de lá ele sai para o mercado, como um produto de Araxá” (Edição nº 1121 - 3 Outubro 2008). A informação foi dada ao ET, na fazenda Califórnia, naquele ano, quando Joel decidiu partilhar com moradores de outras comunidades do município, os conhecimentos sobre o Queijo Minas Artesanal, realizando no dia 26 de setembro, a I Festa do Queijo Sacramentano e o I Concurso de Queijos do Município, que contou com a participação de 14 produtores de várias regiões do município, Pinheirinho, Desemboque, Soberbo, Sete Voltas, Pinheiro, Moreira, Quenta Sol, Gameleira, Tamaduá, Jaguarinha e Santa Bárbara. 

Na época, promessas de apoio e ajuda não faltaram do então prefeito, secretários e autoridades presentes ao evento, mas nove anos se passaram, a Festa do Queijo ficou só na primeira e Joel continua levando os queijos para Araxá, que é reconhecida agora como a cidade que participa  da III edição do Mondial du Fromage et dês Produits Laitiers (Concurso Mundial de Queijos), na França, neste final de semana, com um queijo fabricado no município de Sacramento. 

O casal Marly e Joel viajou para França, no sábado 3, com outros produtores para conhecer e aprender mais sobre maturação de queijo e, quem sabe trazer um consagrado e cobiçado troféu. Parabéns!