Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre Terezinha Pícolo aos 80 anos

Edição nº 1555 - 27 de Janeiro de 2017

A empresária aposentada, Terezinha Gomide Pícolo 80 morreu às 6h da manhã dessa terça-feira 24, no Hospital São Domingos, em Uberaba, onde ficou internada apenas um dia, depois de 16 dias na Santa Casa de Sacramento. Trasladado para Sacramento, seu corpo foi velado por familiares e centenas de amigos e conhecidos, no Velório Municipal. Terezinha foi sepultada no cemitério São Francisco de Assis, às 8h da manhã dessa quinta-feira 25, após receber cultos e orações da família e da comunidade espírita local.

De acordo com a filha, Cinira Pícolo, há seis meses Terezinha vinha acamada, em consequência de um infarto sofrido no dia 4 de junho. “Depois do infarto, mamãe não mais se recuperou, permanecendo acamada. Devido a um agravamento de seu quadro clínico foi internada na Santa Casa, onde permaneceu estável por 16 dias, mas, de repente seu quadro agravou-se e, na segunda-feira 23 foi transferida para Uberaba, porém não resistiu”. 

Terezinha deixa o marido Edson Pícolo, companheiro de 66 anos de convivência, 59 de vida de casados completos em setembro do ano passado e sete anos de namoro. E deixa uma grande prole, quatro filhos de sangue Ederson, Everton (Lícia), Scheilla (Wagner) e Cinira (Gilson) e mais seis filhos do coração: Cleusa, Jean, Eurípedes/Didi (Débora), Débora (filha de Cleusa, casada com Henrique), Riquinho, que toda vida esteve com a família e o Wilsinho, que passou a ser cuidado pelo casal desde pequeno. E deixa também 19 netos, sem distinção e laços: “São todos netos”, dizia ela. 

 

Uma mulher completa...

Para Edson Pícolo, Terezinha em sua vida foi mais que a cara metade. “A Terezinha é mais que meu braço direito, é o direito, o esquerdo, o corpo inteiro", disse ao ET numa entrevista com o casal, em junho de 2006 (Ed. nº 1002 - 04 Junho, 2006).

E podemos completar que ela foi um de seus esteios: o da fortaleza, pois foi Edson o primeiro a coordenar um culto de despedida para a companheira querida. “Assim que o corpo chegou, papai reuniu a família, filhos, netos e amigos presentes e presidiu o culto de despedida da mamãe. Depois, no decorrer do velório, vários outros cultos e preces proferidas por amigos e conhecidos. Mamãe era de fato uma pessoa muito querida”, reconhece a filha Cinira. E o jornal O Estado do Triângulo também a reconheceu, juntamente com o marido Edson, com o título de Personalidade do Ano de 1977, pelos relevantes serviços prestados a Sacramento. 

Mas Terezinha foi ainda, mais que a filha de Josias Gonçalves Gomide e Ludovica Santana Gomide. Foi mais que irmã, mais que esposa, mais que mãe de tantos filhos. Terezinha foi a enfermeira da casa a curar todas as dores. A empresária da Casa dos Presentes. A empreendedora e até aventureira nos negócios que acabaram bem sucedidos, que deu origem ao Sacramento Center... Foi a mulher da religião, da alegria e do serviço ao próximo... 

Fica a saudade para os familiares e amigos e a todos aqueles que por anos os viram, Terezinha e Edson, companheiros inseparáveis, caminhando, diariamente do Avenidão até a Visconde do Rio Branco, para a oficina de joalheiro onde ficavam, até a hora do almoço. Saíam juntos e juntos retornavam sempre atentos aos conhecidos. Um dedo de prosa aqui, outro ali... até que no dia 4 de junho Terezinha tombou e partiu nesse dia 24, deixando como legado uma história de vida e amor.