Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre o Prof. Vicente do Desemboque

Edição nº 1570 - 12 de maio de 2017

O prof. Vicente de Araújo Lima, mais conhecido como Vicente Hermógenes, morreu na noite dessa segunda-feira 8, na Santa Casa de Misericórdia de Sacramento, aos 98 anos. Segundo a neta Letícia Cristina, seu avô estava debilitado há alguns meses, devido a um enfisema pulmonar. 

“- Vovô sempre teve uma vontade incrível de viver. Embora fumante desde os 13 anos, só parando quando tinha 73 anos, causa de seu enfisema, soube cuidar do corpo e do espírito durante toda sua vida. Nos últimos meses, ainda mais debilitado foi hospitalizado, retornou à casa, mas logo teve que voltar à Santa Casa devido a complicações, onde faleceu na noite se segunda-feira 8, devido a uma falência múltipla dos órgãos”, contou a neta, ainda emocionada.  

Prof. Vicente era o morador mais antigo do povoado do Desemboque, e deixa à comunidade e a toda Sacramento um grande legado de conhecimentos da história do lugar onde sempre viveu e foi professor por 35 anos, além de lições de sabedoria de vida.

 Professor Vicente era um dos grandes guardiães da história do berço de todo Triângulo Mineiro. Ele era na verdade   o arquivo vivo do Desemboque, o arquivo ambulante daquele lugar, cuja terra cobre agora o seu corpo e perpetuará o seu nome. 

 O corpo do professor Vicente foi trasladado e velado na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, no Desemboque. O subsecretário de Cultura, Carlos Alberto Cerchi, e grande amigo de Vicente esteve presente ao velório e proferiu uma comovente mensagem ao morador mais antigo do vilarejo. Estavam também presentes, os vereadores Leandro e Maurício Viana, neto de Vicente que, em nome da família, agradeceu as homenagens proferidas ao avô. 

Após as orações recitadas por Alzira Bessa e Valeska Skfini, acompanhadas por amigos do Colégio Allan Kardec, foi sepultado às 17h no adro da Igreja Matriz, quase tricentenária da vila do Desemboque. 

Professor Vicente de Araújo Lima, filho de José Antônio de Araújo Lima e Rosalina Celestina de Melo, se orgulhava em dizer que era tetraneto do Cônego Hermógenes Cassimiro de Araújo Brunswik, fundador de Sacramento. Ele nasceu em 13/08/1918, no povoado do Bananal, mas ainda criança foi para o Desemboque onde cresceu ao lado de outros 13 irmãos e ali sempre viveu e fez história.  Vicente Hermógenes   era viúvo de dona Maria Aparecida Ribeiro, pais de quatro filhos, Adolfo, Jerônima, Joana  e Maria, que lhe deram netos e bisnetos, a quem caberá a preservação da história familiar.

 Nos últimos anos, devido ao peso da idade e com a saúde fragilizada e a perda da audição, Prof. Vicente passou a viver na cidade com familiares, mas não deixou de receber o carinho e respeito de todos, sobretudo dos moradores do lugar. 

Pequeno em estatura, Vicente Hermógenes era um grande homem, que cativava pelos seus “causos”, a maioria sobre o Desemboque e região e pelo riso largo.  Descanse em paz, amigo querido.