Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Livro de Carolina volta aos vestibulares 40 anos depois da morte da escritora

Edição nº 1570 - 12 de maio de 2017

O livro "Quarto de Despejo - Diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus, está entre as novidades dos próximos vestibulares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No ano em que a morte da escritora completa 40 anos, a obra resgatada está indisponível em algumas livrarias, mas a editora responsável pela impressão garante reposição à espera de alta na demanda.

Para o professor de literatura Laudemir Guedes Fragoso, a inclusão da história da catadora de papel e sucatas nos processos seletivos representa inovações em abordagens de conteúdo e forma. "Ela foi uma voz dissonante do Brasil marginalizado, é interessante se fazer paralelo com o momento atual do país", frisou o docente ao mencionar que vê tendência na abordagem de temas sociais nas provas, incluindo literatura indígena. 

O professor de literatura Octávio da Matta, do Anglo, manteve o tom e valorizou a flexibilização dos vestibulares, que passaram a incluir não somente obras clássicas, mas também livros que retratam a história recente do país e as questões que seguem em debate, incluindo "Quarto de despejo". 

"- A Unicamp e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul estão convidando o estudante para uma reflexão. Carolina faz um relato autobiográfico, mas ainda hoje pode ser considerado atemporal por apresentar questionamentos sobre a violência, problema do alcoolismo e violência doméstica, a preocupação em conseguir sustentar os filhos e a revolta por não ter o que comer", ressalta. 

No caso da universidade em Campinas, em especial, o docente valorizou o fato da mesma lista de livros contemplar a obra da escritora sacramentana e "O espelho", de Machado de Assis. "É um fato gigantesco essa conexão, ele também teve uma origem humilde, foi autodidata. A Carolina aprendeu a ler pegando jornais e revistas e, diferentemente de uma obra do Aluísio Azevedo, apresenta um olhar de dentro dessa sociedade, demonstra sentimento, e não um pensamento de determinismo, instintivo. A versão dela é a mais pura realidade".

Rede pública - Em 2013, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) comprou e distribuiu, por meio do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), 29 mil exemplares do livro 'Quarto de Despejo', de Carolina Maria de Jesus, para escolas públicas com alunos em anos finais do ensino fundamental. 

De acordo com o governo federal, não há reserva ou destaque de exemplares, nem previsão para novas aquisições do título. "Por meio do PNBE, são beneficiadas todas as escolas públicas, sem necessidade de adesão. [...] Os livros são encaminhados diretamente às escolas para a composição dos acervos das bibliotecas e disponibilização dos exemplares aos alunos, geralmente, por meio de empréstimos e consulta."