Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Personalidades do Ano de 2015

Edição nº 1499 - 8 de Janeiro 2016

Anualmente, desde 1971, o Jornal O Estado do Triângulo, homenageia com o título de Personalidade do Ano, pessoas, cujo legado ajuda a escrever a história de Sacramento pela sua própria história de vida, nela incluindo os relevantes serviços prestados ao município.  Ao logo desses 47 anos, 122 pessoas ou instituições foram homenageadas, dentre tantas outras que fazem jus à deferência e que a serão a seu tempo.  Este ano, dentre os homenageados estão o pároco da Paróquia de Na. Sra. da Abadia, Pe. Eduardo Ferreira; o empresário Eurípedes dos Reis Ferreira; o presidente do Cerea, Olício  Inácio (Zezeu) e o médico e vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende. Ao lado dessas personalidades, o ET entrega também o título a três entidades sociais, o Dispensário dos Pobres, que completou, dia 3 último, 90 anos de existência em Sacramento; ao Terno de Congada Guarda de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, pelos 60 anos de atividades culturais completos em 13 de maio de 2015 e à Escola Eurípedes Barsanulfo, pelos 40 anos de criação. Recebem o título, em nome das instituições, os seus respectivos presidentes. Veja, na próxima edição, a história das entidades.

 

Padre Eduardo Ferreira

 

Em junho próximo 24, Pe. Valdinei Ferreira Eduardo 38, nascido em Paranaíba (MS) completa dez anos de sacerdócio, dos quais seis deles como primeiro pároco da Paróquia de Na. Sra. da Abadia, instalada em 10 de abril de 2010, pelo então arcebispo Dom Aloísio Roque Opperman (in memorian). Em fevereiro deixa a cidade para trabalhar na Paróquia de Sta. Luzia, em Araxá.
Nascido em Paranaíba (MS), Pe. Eduardo inicia sua vida sacerdotal na paróquia de Delta  e, quatro anos depois assume a recém criada Paróquia de Na. Sra. da Abadia, em Sacramento.  Nela, exceto as missas dominicais e a tradicional Festa d'Abadia, tudo era novo. Não havia pastorais, não havia movimentos de casais, de jovens, novenas próprias... pois todos os agentes pertenciam a uma única paróquia.
Mostrando a que veio, o novo pároco arregaçou as mangas e foi arrebanhando paroquianos para os serviços  até formar  equipes atuantes nas diversas pastorais e movimentos, inclusive reativando o ECC, que conta hoje com 16 grupos.  Implantou o EJC (Encontro de Jovens com Cristo) e iniciou na cidade o Terço dos Homens e já se vão três anos de oração todas as segundas-feiras, sendo que a última do mês é o Terço da Família com uma participação bastante expressiva dos paroquianos.
Implantou também dois momentos fortes de oração: O Cerco de Jericó e a Festa da Divina Misericórdia, coordenada pela Aliança da Misericórdia, e  a novena do Perpétuo Socorro... Seu trabalho se estende ainda à  assistência espiritual à fazenda Bom Pastor (NATA), missas nas comunidades rurais e urbanas e,  nas casas, programa na Rádio Sacramento três vezes por semana, dentre outras atividades.
 Além do grande trabalho espiritual, Pe. Eduardo trabalhou muito para a integração das comunidades. Isto é, todas as atividades da paróquia realizadas durante o ano são feitas em conjunto, com a participação de todos os agentes, porém em benefício de uma única comunidade. Com isso,  tirou o foco de individualidade dos agentes, promovendo mais o coletivo que o individual. Todos unidos em um mesmo objetivo.
Foi graças a essa integração, que  se iniciou a construção da Capela de São Brás e fase adiantada de construção; a  reforma das capelas do Divino Espírito Santo, São Miguel, Bom Jesus da Lapa (Vitorinos);   reforma completa do Salão da Paróquia com pintura, troca de piso, forro, construção e modernização da cozinha, banheiros com acessibilidade, construção da cozinha externa,  churrasqueira e estacionamento.  
Destaque-se ainda, a realização das festas da paróquia sem consumo de bebida alcoólica, um pedido dos movimentos que trabalham na recuperação das pessoas viciadas, com a aprovação do Conselho de Pastoral. E, ainda, a autorização para implantação do Bingo eletrônico, até agora realizado com muita seriedade e transparência. “Outro destaque vai para o seu dom para mestre cuca, com excelentes dotes culinários. Pe Eduardo  sempre ajudou de forma efetiva nas festas, cozinhando, elaborando receitas novas”, lembra a paroquiana Inês Estêvão.
No dia 11 de fevereiro Pe. Eduardo celebra sua missa de despedida, deixando na cidade um grande legado espiritual e de trabalho social, deixando até agendado para o dia 24 de abril um grande show com a tradicional dupla sertaneja, Rio Negro e Solimões, em prol da reforma da Igreja Matriz da Abadia. Por todo o seu trabalho e legado ao municípioo, Pe. Eduardo Ferreira recebe do ET o título de Personalidade do Ano de 2015.

 

O empresário Ferreirinha

Eurípedes dos Reis Ferreira 53 é o Ferreirinha da Boa Compra. Frutalense de nascimento, permaneceu no berço natal até os 13 anos, agarrando firme nas lidas rurais para ajudar no  sustento da família. Adolescente mudou-se com a família para Araraquara (SP) onde estudou até o segundo ano do ensino médio. “Estudei o que pude, porque  o serviço não dava tempo. Trabalhei em várias atividades, até quem em 1976, consegui um emprego de balconista numa loja e dali saí em 1982 para ingressar nas Casas Pernambucanas. No ano seguinte, convidado para ser sub gerente na loja de Bauru, lá conheci minha esposa Maria Helena Ferrari”.
Nas Casas Pernambucanas, Ferreirinha permaneceu dez anos passando por várias cidades até que, em 1984, por mérito, recebeu promoção para gerente. A primeira gestão foi na Loja de Estrela do Oeste (SP). Em agosto de 1986, foi o ano da feliz união com Maria Helena, de cujo casamento nasceram os filhos Euriane e Eurípedes Jr. Depois de passar por José Bonifácio chega a Sacramento em dezembro de 89, onde permanece até o fechamento da loja dois anos depois. “Naquele dia, foram fechadas 116 lojas no país”, informa.
Cerradas as portas das Casas Pernambucanas na cidade, Ferreirinha tinha duas opções: aceitar ao convite para trabalhar em outra cidade, sem a certeza do cargo de gerência, ou permanecer em Sacramento. “Helena e eu tínhamos vontade de abrir um negócio próprio e, graças às economias feitas justamente para esse feito, e também pela carinhosa acolhida que recebemos naqueles dois anos morando em Sacramento, decidimos. Vi que uma loja popular na cidade seria bem vinda e lá se vão 23 anos... Acredito que fizemos a coisa certa. Com A Boa Compra  pudemos dar estudos para nossos  filhos e  amparar nossa sobrinha Juliana e sua filha Gabriela, por 13 anos, duas pessoas que tenho como filhas”.
Na cidade, Ferreira se destaca também pelo seu engajamento  na sociedade, nas obras sociais, nos serviços da paróquia por 18 anos, como conselheiro administrativo, como maçom desde 2007 e rotariano desde 2008. Ferreirinha aventurou-se também na política, mas logo desistiu. “Eu gostaria de conhecer a política dos dois lados: do lado de fora e do lado de dentro e me candidatei a vereador, não fui eleito, vi que não nasci para  essa função, mas foi bom, porque  foi o suficiente para eu conhecer o  lado de dentro”, revela.
Pela sua opção por Sacramento,  que o adotou por título anos atrás,  pelos serviços prestados à cidade, pela sua história de vida, Eurípedes dos Reis Ferreira é Personalidade do Ano de 2015.

 

Zezeu do Cerea

Olício Inácio dos Santos (Zezeu) 53 é sacramentano, filho de Amélio Inácio dos Santos (Nego Inácio) e de Maria Aparecida Inácio, na ordem é o sétimo  de uma irmandade de 12, que nasceram no bairro João XXIII, quando ainda era chamado de “Atrás do Morro”. Ali a família viu o progresso do bairro, a Vila Sinhazinha, o trabalho das irmãs de São José de Cluny e voluntários para a construção da capela dedicada a São Miguel, das casas da Obra Social João XXIII, onde a família foi criada e a mudança do nome do bairro. Zezeu lembra-se bem das missas domingueiras e a catequese debaixo das mangueiras da praça.
Os estudos foram poucos. Até o quarto ano, nas salas anexas da Escola Sinhana Borges, no próprio bairro. Com 11 anos a vida era só serviço. Já rapazinho, foi com o pai trabalhar na Reflorestadora Caxuana. Quando completou 21 anos resolveu se casar, o pai, que recebia o salário e administrava o dinheiro, passou a dar-lhe a metade e com ele Zezeu se arrumou. No dia 30/08/1980, se casou com  Marley e juntos criaram os filhos Sâmia (Luisnei), Samir (Amanda), Lucileide, Mileide (Fábio) e Mônica. Hoje são avós de oito netos e um bisneto. Após o nascimento de Samir, o segundo filho, Zezeu perdeu a mãe e oito meses depois, o pai. Para vencer a tristeza, fez a pior escolha de sua vida: começou a beber. Primeiro nos finais de semana. Aos poucos, foi aumentando as doses, até  passar a beber diariamente. Tornara-se um alcóolatra.
“- Parece que perdi parte de mim e cheguei a falar pra Marley, que não queria mais saber da vida, mas ela foi um esteio. Hora nenhuma me abandonou, buscava maneiras de eu largar o vício e trabalhava muito pra ajudar na criação dos filhos”,  conta, ao lado da esposa Marley, reconhecendo que, depois de um tempo, Zezeu começou a ficar agressivo. Para completar a dura vida do vício, que já durava dez anos, Zezeu abre um boteco no bairro.
Por certo, guiado por Deus, um belo dia, o representante comercial, Mario Florentino Santana, cereano, o convidou com Marley para irem ao Cerea. Zezeu resistiu, mas foi. “Eu me sentei lá no fundinho. O Jesus Manzano começou a falar e parecia que era para mim. Eu queria sumir dali. De repente, ele saiu andando com o dedo em riste e, me apontando, disse: 'Você está tirando da boca de seus filhos pra beber'. Achei que era pra mim, mas ele apontava um e outro...”, conta, recordando que esse foi o início de sua mudança de vida.
“- Mas foi bom, porque parei com a cachaça e fiquei só na cerveja e frequentando o Cerea toda quinta-feira. Foram seis meses, até eu ter coragem de fazer o voto. Faz 26 anos e  nunca mais bebi nem fumei. Nunca deixei de frequentar o Cerea e aqui em casa  não entra bebida alcóolica”, afirma.
 Como cereano, Zezeu chegou à presidência e hoje está na sua quarta gestão, com um excelente trabalho. Além da promoção humana na terapia grupal do Cerea, executou  várias melhorias na sede da entidade: troca do madeiramento, telhado e rede elétrica e nos dois últimos anos,  a construção do barracão  de festas e pintura da sede, com a ajuda do projeto Germinar, da empresa  Minas Agromercantil.  Destaque-se ainda o seu engajamento nos serviços pelo bairro, a capela, reuniões, visitas a famílias e a outras cidades através do Cerea, tudo com o apoio incondicional da esposa Marley.
Pelo seu trabalho em prol do Cerea,  o bairro João XXIII, pelos exemplo dados à sociedade, Olício Inácio dos Santos, o Zezeu, é Personalidade do Ano de 2015.

 

Dr. Pedro

O médico e vereador Pedro Teodoro Rodrigues de Resende 59 é natural de Uberaba, filho do Dr. Pedro José Theodoro e Benedita Fátima Rodrigues Giani. Criado sem o pai a partir dos três anos e meio, Dr. Pedro cresceu num lar humilde, porém com muito carinho da querida mãe, Benedita, sempre presente em sua vida. Os estudos foram em escolas públicas, mas aluno brilhante, foi aprovado em primeiro lugar no vestibular para Medicina na Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro  (FMTM), hoje UFTM, conquistou uma  bolsa de estudos e formou-se  médico em  1980, especializando-se em clínica médica por dois anos (1981/1982).
A partir de então, iniciou na profissão, sem, contudo, parar de estudar.   Nesses 35 anos de exercício da Medicina, foram mais de 50 cursos, atualizações, simpósios e conferências médicas, dentre outros,  entre 1981 a 1999, com destaque para duas especializações: Envelhecimento e Saúde do Idoso, pela  Fundação Oswaldo Cruz/RJ e  Geriatria, pela PUC do Rio Grande do Sul.
Assim que se formou, Dr. Pedro optou por Sacramento, onde  chegou em  agosto de1984.  Aqui criou os filhos, Pedro Filho, médico ortopedista em Sorocaba (SP); Gabriela, Nutricionista e Gustavo, especialista em Marketing, ambos residentes em São Paulo.Engajado nos trabalhos sociais da cidade, Dr. Pedro é um dos fundadores do Rotary Club, em 1991; foi também o idealizador do  Interact Club na cidade; fazendo parte da irmandade maçônica da Loja General Sodré n° 41, ocupou o cargo de Venerável Mestre no biênio 2000/2002, ano em que  recebeu o título de Cidadão Honorário de Sacramento, proposto pela então vereadora  Ivone Regina Silva.
Ingressando na política no início dos anos 2000, aliou-se a um grupo de cidadãos para fundar o PSDB, partido do qual foi presidente e eleito vice-prefeito para a gestão 2004/2008, com Joaquim Rosa Pinheiro. Entre 2009/2011, não comungando mais com os ideais do partido, filia-se ao recém criado, PV, partido mais voltado para as questões sociais e ecológicas, e mais uma vez foi eleito  vice-prefeito com Wesley de Santi de Melo. Em 2012 foi eleito vereador, o quarto mais bem votado com 582 votos. Exercendo um mandato com integridade e absoluta coerência com as obrigações do vereador. Na Câmara Municipal tem feito a diferença com  uma atuação marcante.
Dono de uma retórica a toda prova, Dr. Pedro  é um estudioso por excelência, o que o faz conhecedor da  filosofia, sociologia, política, dentre  outros assuntos, sobretudo, conhecedor das dificuldades do ser humano. Sonhando com um mundo melhor, mais igual, digno e justo para todos,  defende de corpo e alma o investimento em políticas públicas mais eficientes. Pedro é presença em eventos na cidade, principalmente nas entidades, para as quais luta para trazer benefícios. . O mais recente deles foi o veículo Fiat Doblô, 0 km, doado a APAAE.  
Por sua atuação social e política, por fazer  Sacramento sua terra, por seus sonhos de um mundo melhor, pelo seu profissionalismo em tudo o que faz, Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende é Personalidade do Ano de 2015.