Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Manifestação de Prefeitos do Triângulo Sul

Edição nº 1513 - 15 de Abril de 2016

Prefeitos da região fecharam na sexta-feira 8, um  trecho da BR-050 para mobilização por causa da queda nos repasses estaduais e federais, percorrendo quase nove quilômetros da rodovia em carreata. O protesto durou cerca de  uma hora e a pista foi parcialmente interditada no sentido Uberlândia, causando um congestionamento de três quilômetros no trecho, mas o tráfego foi normalizado rapidamente, após o fim da carreata.
Os prefeitos encerraram o ato na BR-050 a pé, carregando faixas com mensagens sobre as dificuldades financeiras dos municípios e também contestando a queda nos repasses federais e estaduais. Em seguida, o grupo seguiu para a Câmara Municipal de Uberaba para reforçar a cobrança por mais recursos.
Estudo apresentado durante o evento apontou queda de 12,27% nas transferências do FPM do primeiro trimestre deste ano. O relatório também aponta que a situação impacta mais da metade das prefeituras da região, pois o FPM é a principal receita das cidades de pequeno porte. No final, foi aprovado  manifesto sobre a crise econômica enfrentada pelos municípios e com solicitação de ações para tentar reverter o quadro. A lista de reivindicações inclui a revisão do pacto federativo, a reforma tributária e medidas para aumentar os repasses do ICMS e FPM.  Além disso, foi acatado modelo de decreto de estado de calamidade financeira que será utilizado pelas prefeituras da região.
 O manifesto, "Crise econômica enfrentada pelos municípios da Amvale, Amvarig e Ampla", foi assinado pelos prefeitos dos 27 municípios que compõem o Triângulo Sul: Água Comprida, Araxá, Campos Altos, Campo Florido, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Conquista, Delta, Fronteira, Frutal, Ibiá, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Planura, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba, União de Minas, Veríssimo.
O presidente da Câmara, Luiz Humberto Dutra, representando os presidentes de Câmaras Municipais dos 27 municípios, acolheu o manifestado para ser encaminhado, nessa segunda-feira 11, aos gabinetes da presidenta Dilma Rousseff e do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.