Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Empresário homenageia artesão Oscar Cardoso

Edição nº 1552 - 06 de Janeiro de 2017

O empresário Marco Antonio da Mota, proprietário da Cachaça Batista, fabricada na fazenda Boa Sorte, no município de Sacramento  fez uma comovente homenagem ao artesão, Oscar Raul Cardoso 75, na sexta-feira 30, através de um gesto de admiração pelo seu trabalho. 

“- Eu queria saber  o que era trapizonga (moinho com quatro monjolos) e tive informação de que de que o artesão Seu Oscar fabricava esse moinho em miniatura. Fui visitá-lo e fiquei comovido com a peça feita toda em madeira. Eu me interessei em comprá-la e me deu trabalho, porque ele  não queria vender, mas por fim cedeu, lembrando que era ainda criança quando via sua mãe trabalhando em uma trapizonga no seu tamanho natural. Foi quando me veio a vontade de construir uma na sede da fazenda”, conta.

Explica Marco Antônio que trouxe a trapizonga em miniatura para a fazenda, desmontou a engenhoca peça por peça e calculou a proporção exata de uma no seu tamanho original e contratou um marceneiro para a empreitada. 

“O Eder construiuo moinho de quatro monjolos exatamente como a miniatura”, informa, justificando a homenagem. “Agora, depois de pronta, eu quis fazer essa homenagem ao Seu Oscar”, afirmou junto a um grupo de amigos, na fazenda Boa Sorte, que presenciou a entrega ao artesão de um quadro com o folder da trapizonga, explicando passo a passo como funciona o moinho. “É preciso valorizar os artesãos, coisa que poucas pessoas fazem...” – elogiou.

Como pretende fazer da fazenda um ponto turístico, as pessoas podem conhecer a fábrica e essa peça artesanal em miniatura e no seu tamanho original, uma relíquia do Brasil colonial. 

Para seu Oscar, que recentemente sofreu um AVC e está em fase de recuperação, a homenagem o deixou muito feliz.  “Foi um presente que ganhei, fiquei muito satisfeito de ver a trapizonga que ele fez, grandona... Mas eu continuo fazendo a pequeninha. Foi uma maravilha”, agradeceu.