A diretoria eleita da OAB/MG para o triênio 2016/2018, presidida pelo advogado Antonio Fabrício Gonçalves, tomou posse dia 2 último, em solenidade realizada no Minascentro, com a presença do presidente da OAB Federal, Cláudio Lamachia e do vice-presidente, Luís Cláudio Chaves, empossados dia 31 de janeiro.
Compõem a diretoria com Antônio Fabrício, a vice-presidenta Helena Delamônica; os tesoureiros Sérgio Leonardo e Adriano Cardoso; os secretários, geral Gustavo Chalfun e Charles Vieira e, o diretor institucional, Fabrício Almeida. Também foram empossados 160 conselheiros da OAB mineira, sendo 114 homens e 46 mulheres de 45 municípios, dentre eles, a sacramentana, Ivone Regina Silva.
Ressalte-se que, aprovação da cota de gênero, garantindo o mínimo de 30%, de homens ou mulheres, nos pleitos eleitorais da Ordem, é uma recente conquista das advogadas da seccional mineira que, segundo Delamônica, “essa cota mínima, que valoriza e estimula a participação das mulheres nos cargos diretivos da Ordem, foi encampada pelo Conselho Federal”.
Prestigiando a solenidade de posse, cerca de 1.700 pessoas, ampla participação da advocacia com representantes de 300 cidades do interior de Minas, de 180 subsecções e 14 seccionais, o que confirma os mais de 80% dos votos dados à chapa.
De Sacramento, além da conselheira empossada, estavam presentes o presidente Caires Lincoln Mateus Borges e a advogada Dora Cerchi.
A OAB que palpita em nossos sonhos
Esse é a 23º mandato nos 83 anos da seccional mineira e, pela primeira vez, a posse estadual contou com a presença do presidente do Conselho Federal, além da presença de presidentes de 21 estados brasileiros, o que demonstra a importância da OAB mineira no cenário nacional. Veja a seguir, um excerto do discurso de posse do novo presidente, Antônio Fabrício Gonçalves.
“No momento atual, conduzir a OAB, em Minas Gerais, é desafio não apenas de capacidade de gestão, mas, notadamente, de habilidade para lidar com as inquietações sociais e políticas de toda a comunidade. Historicamente, a Ordem não tem se furtado a ocupar esse protagonismo em defesa da sociedade e dos princípios da Constituição. Temos muitos problemas. E os enfrentaremos. No campo da Justiça, há importantes amostras daquilo que ainda está por ser feito. No âmbito da própria OAB, temos muito que caminhar por que a OAB é uma obra inacabada. Nosso compromisso é prosseguir na discussão da pauta de interesses dos advogados mineiros. Um deles é a defesa incondicional das prerrogativas dos advogados.
Zelaremos pelo jovem advogado, ansioso por ingressar no mercado, e também pelo advogado sênior, pois somos uma sociedade que caminha para o envelhecimento. Aprofundaremos a formação continuada e permanente de todo advogado mineiro. Ela oferecerá meios para que todos se qualifiquem. Advogado qualificado é mais bem remunerado, é mais respeitado e representa com mais dignidade o cidadão. Somos, aqui, chamados à grandeza de espírito. Em cada advogado, um estadista. Em cada dirigente da Ordem, um altruísta. É esta a organização da advocacia que palpita em nossos sonhos. É por ela que lutaremos”.
OAB de Minas Gerais é a segunda maior seccional no país, com 224 subseções
Minas Gerais é a segunda maior seccional da OAB no Brasil em número de subseções, 224. E é compromisso do novo presidente, dar continuidade ao projeto de interiorização da instituição, iniciado pelo presidente Raimundo Cândido Júnior e que continuou nas mais recentes gestões de Marcelo Leonardo e Luís Cláudio Chaves.
Antônio Fabrício prosseguirá com o trabalho de interiorização da OAB. “É compromisso da diretoria eleita para o triênio 2016/2018 implantar a terceira fase do Programa Revitalizar, que promove melhoria na infraestrutura de salas e espaços da OAB na capital e interior”, prometeu, destacando que “a classe está cada vez mais unida em torno de um só objetivo: o fortalecimento da advocacia. Zelar pelas condições de trabalho do advogado, pela sua valorização e pelas prerrogativas. Manter intenso diálogo com a sociedade na construção do Estado Democrático. Esta será a missão da OAB/MG.”
O presidente Antônio Fabrício Gonçalves, 46 anos, é natural de Brasília de Minas e foi eleito em novembro de 2015 com mais de 80% dos votos válidos. Antônio Fabrício é professor universitário, ex-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT) e diretor tesoureiro da OAB/MG (gestões 2010/2012 e 2013/2015).
A Ordem dos Advogados do Brasil é a maior entidade representativa do Brasil, mais de 945 mil advogados inscritos. Em Minas Gerais, entre profissionais e estagiários, são 95 mil membros ativos.