Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Temístocles e Ana: Uma longa história de muito amor e trabalho

Edição nº 1483 - 18 de Setembro de 2015

O Encontro da Família Costa foi realizado na bela fazenda do casal, Temístocles Alves Resende 84 e Ana dos Anjos, um conjunto arquitetônico diferente concebido com muito bom gosto pelo próprio empresário que se tornou arquiteto através do Instituto Universal Brasileiro, naqueles tempos em que a profissão ainda não existia em nível superior. Filhos de Sacramento, ela de Raimundo Januário da Costa e de Maria Rosa dos Anjos e  Temístocles, que tem o apelido de Nego,  filho de Antonio Pereira de  Rezende e Eloína Alves Borges, neto de Miguel Alves Borges, o  Capitão Borges, que denomina uma das avenidas da cidade. 

Radicado em Santo André, o casal, depois de aposentado, alterna sua estada entre a metrópole localizada no ABC paulista e a fazenda Mumbuca, às margens do ribeirão Jacá. “São 15 dias lá e 15 aqui, às vezes um pouquinho mais em Sacramento”, afirma a simpática esposa, Ana dos Anjos.

Como tudo começou 

Mas toda a história de Nego e Ana começou aqui mesmo em sua terra natal. Projetista licenciado com registro no CREA, construiu várias casas na cidade. “Quando eu era jovem, à luz de lamparinas, na roça, fiz um curso de Desenho Arquitetônico por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro. Concluído o curso, para poder assinar projetos eu me submeti a exames feitos em Uberaba e consegui o registro no CREA, que, na época, estava instalado no único prédio que existia naquela cidade, onde ficava o cine Metrópole”, conta. 

Para permanecer na profissão e confirmar o registro e seu talento como arquiteto, anualmente, Nego, era obrigado a desenhar projetos no CREA que servia naqueles anos 50 os estados de Minas e Goiás. “Hoje, essa profissão  de projetista licenciado não  pode  mais, naquele tempo não havia arquitetos como hoje”, lembrando que permaneceu na profissão até os 38 anos, quando decidiu se mudar para São Paulo. 

 

De arquiteto para quitandeiro

“- Em 1969, fui para São Paulo com o empresário radicado em Santo André, Mário Sortino, tornando-me responsável técnico de vários projetos edificados no ABC, como chamávamos as cidades de Santo André, São Bernardo e São Caetano: 73 sobrados em Santo André; 20, em São Bernardo do Campo e 308 casas na Estrada das Lágrimas, em  São Caetano.  

Depois de trabalhar alguns anos com o Sortino, mudei para o ramo de alimentação. Abri uma casa de Pão de Queijo, no centro de São Caetano e tive sorte. Um local muito privilegiado. Além de São Caetano temos outra casa em Santo André. 

 

De volta ao aconchego

E depois de uma vida de muito trabalho, Temístocles passou a dedicar mais tempo ao lazer e à sua querida Ana, por isso ambos decidiram voltar ao aconchego, às  origens, mantendo uma casa na cidade onde nasceram. E o local preferido foi a bela fazenda às margens do córrego Jacá, um local super aprazível com acomodações e área externa muito bem cuidadas, prontas para abrigar até 50 pessoas. 

“- Quero descansar. Venho pra cá pra fazer de conta que estou trabalhando. Enquanto estou aqui, estou respirando o ar puro. Essa beleza é herança de meus pais, a parte que ficou para mim, era uma área pequena, mas fui comprando dos confrontantes e formou essa propriedade que deve somar uns 40 hectares”.

 

Os filhos vão decidir o futuro

As atividades agro-pastoris na fazenda são poucas. “Criamos um pouquinho de nelore aqui, mas o meu xodó é isso aqui, porque onde moro, num apartamento no 11º andar, a paisagem mais bonita é o pico do Jaraguá, que avisto ao longe. Felizmente, ainda não construíram um prédio grande em frente, mas no dia que isso acontecer não verei mais o pico. Mas eu prefiro ver o chão de perto, este exuberante verde e, aos poucos, vamos construindo aqui pra receber amigos, parentes e, quem sabe, futuramente, alugar para festas de famílias, casamentos”, comenta, já mostrando sua alma de empresário. 

Temístocles revela que não tem interesse em transformar o local e um tipo de hotel fazenda. “Com 84 anos, não vou suportar esse negócio de mexer com tantos empregados. Minha ideia é isso que está acontecendo aqui hoje, uma festa bonita de família e estão todos em casa. ficamos muito felizes em receber a família. No futuro, os filhos é que irão decidir o que fazer aqui”, propõe. 

 

A Capela é um mimo de construção

O complexo é formado por dois prédios maiores de seis apartamentos, rodeados por algumas casas de antigos parentes, que foram construídas ou reformadas, e que, segundo Nego, servem para abrigar famílias. Um amplo salão de festas construído dentro de uma cobertura bastante peculiar, com cozinha anexa e banheiros; um sobrado que abriga o memorial da família e a Capela de Na. Sra. Aparecida, um mimo de construção, mostrando a descendência católica da família. Tudo isso abrigado por muito verde e área calçada para estacionamento.

Destaque-se que cada uma das dependências do complexo recebe o nome de um de seus familiares: Casa Vovô Frentino, em homenagem ao bisavô Florentino; Casa Vovó Lice, (Alice); Casa do Vovô Leliano (Aureliano). O memorial, que guarda fotos e objetos dos antepassados tem o nome de vovô Tunin e vovó Bizica.

“- Os nomes foram escritos do jeito que eram chamados pelo povo e pela família. Ali no Memorial tem muita riqueza, tem verdadeiras obras de arte. Os forros de crochê da minha mãe foram colocados nos quadros e estão lá”, informa Nego, que coleciona também canecos que foi reunindo ao longo da vida nas suas andanças, inclusive do exterior.

 E um dos pontos, mais importantes na sua avaliação é a capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida que traz pinturas do paulistano Felix. Abençoada por monsenhor Levi Fidelis, a Capela tem capacidade para abrigar até 50 pessoas.

 

Descendência portuguesa

Temístocles é descendente de portugueses. A família veio de Portugal, segundo Temístocles, a cidade de Resende perto do Rio Douro. E para conhecer suas origens esteve algumas vezes em Portugal. De acordo com a esposa Ana, eles passam duas semanas em Sacramento e duas no ABC. “Às vezes, ficamos até três semanas em Sacramento, na casa na cidade e aqui na fazenda. Aqui é nosso refúgio, era um sonho dele organizar a fazenda dessa forma. A primeira festa que fizemos aqui foi das nossas bodas de ouro, 50 anos de casados. No próximo ano, dia 29 de junho, dia de São Pedro, celebraremos as bodas de diamantes”, revela. 

O casal Temístocles e Ana completa no próximo ano 60 anos de casados, bodas de diamante e são pais de quatro filhos, Sônia, Suely, Marcos e, Martinho (falecido).