A professora Luzia de Melo Rodrigues (foto), 66, morreu por volta das 14h, dessa quinta-feira 2, no Hospital São Joaquim, de Franca (SP), onde estava internada desde o dia 26 de junho,
após ter sido vítima de derrame cerebral. Luzia passou por uma cirurgia, mas devido a uma complicação no quadro clínico, foi obrigada a passar por outros procedimentos e não resistiu.
Seu corpo foi trasladado para Sacramento, onde chegou por volta das 20h30 e foi velado durante toda a noite por familiares, amigos e centenas educadores da cidade e região. O prefeito Bruno Scalon Cordeiro expediu decreto de luto oficial de três dias na cidade, com bandeiras hasteadas a meio mastro, pelos relevantes serviços prestados pela educadora e inspetora escolar no município e cobriu o seu féretro com a bandeira de Sacramento. Após várias homenagens no Velório Maurício Bonatti, seu corpo foi sepultado no cemitério São Francisco de Assis às 9h desta sexta-feira 3.
Luzia fez história na educação sacramentana. Iniciando-se como professora rural até se aposentar, chegou a ocupar o cargo de secretária da Educação no município nos governos de José Alberto Bernardes Borges e Joaquim Rosa Pinheiro. Luzia foi também professora da rede estadual e, há vários anos, ocupava o cargo de Inspetora Escolar, não chegando a se aposentar, embora tivesse o tempo necessário.
A Profa. Bê Pacheco, emocionada falou com carinho da irmã e do grande amor que ela sempre dedicou à educação e à família. “Luzia aguardava uma incorporação para requerer a aposentadoria, ou seja, minha irmã viveu sua vida no trabalho em prol da educação e para a família”.
Filha de José Marques Borges de Melo e de Laura Bordes de Melo, pais de 11 filhos, oito dos quais vivos, Luiza era casada com Anésio de Melo e juntos criaram os filhos Kesley Seyssel, Keller Sávio (Sílvia) e Deliany Rúbia (Lindomar), que lhes deram dois netos.
Em 2011, Luzia de Melo Rodrigues foi condecorada com a Comenda da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, honraria máxima concedida pelo poder Executivo às pessoas que prestaram durante sua vida relevantes serviços em prol do município.