Edição nº 1467 - 30 de Maio de 2015
O ex-vereador José Sebastião de Rezende, o Rute do Areão, morreu por volta da uma hora da manhã, desta terça-feira 26, no hospital São Domingos, em Uberaba, onde estava internado desde a madrugada do domingo 24.
De acordo com a irmã, Maria das Dores, Rute, que já era infartado, tinha um aneurisma abdominal, mas se recusava a tratar. “Foi internado na madrugada do domingo e faleceu serenamente nessa madrugada, aos 75 anos. Ele cumpriu sua missão”, disse a irmã.
O corpo de Rute foi trasladado para Sacramento e velado em câmara ardente no Paço Municipal por familiares, autoridades e amigos, a partir das 9h. Às 18h, a Câmara Municipal realizou sessão solene póstuma em sua homenagem.
Os vereadores cobriram o seu féretro com a bandeira do município e a casa expediu decreto de luto oficial por três dias com as bandeiras do Brasil, Minas e Sacramento hasteadas a meio mastro, no monumento ao fundador e em prédios públicos, em reverência a história, ao trabalho e ao amor que o homenageado devotava a Sacramento. Logo após foi enterrado no Cemitério S. Francisco de Assis.
José Sebastião de Rezende, conhecido popularmente como "Rute" era casado há 50 anos com Tereza Maria de Jesus, pai de três filhos: Ruth e Thiago residentes em Brasília e Karina (André Zago) e três netos.
O vereador do Areão
Rute foi vereador por seis anos, no período de 1983 a 1988 e teve como contemporâneos os edis de saudosas memórias Heliodoro Garcia de Rezende, Jeremias Afonso Moreira, Jeremias Ribeiro de Faria, João Magnabosco e José Luiz da Matta (Bocão) e outros que ainda podem contar a sua história: Amir Salomão Jacob, José Rosa Camilo, Maurílio Juvêncio Bizinoto e Paulo de Tarso Natal Fonseca.
O presidente da Câmara, Mateus de Paula Pereira enalteceu o trabalho do ex-vereador e sua dedicação a Sacramento e ao bairro onde sempre viveu. “Sacramento perde hoje um líder. Rute não foi aquele ex-vereador que se entregou somente durante a vereança, ele jamais desistiu de ajudar o seu povo, o seu bairro, Perpétuo Socorro, a sua cidade”.
Coube ao ex-vereador José Rosa Camilo a homenagem em nome dos ex-colegas . Lembrando os representantes dos distritos de Desemboque, São Miguel de Nova Ponte, São João Batista do Glória e Tapira, que defendiam os seus distritos como se fossem locais emancipados, destacou o sentimento bairrista do ex-vereador Rute.
“- Com seu jeito simples, de modo especial deixou um marco importantíssimo na história política desse município: ele foi vereador de um bairro, valorizando o lugar onde vivia. Rute foi a primeira manifestação desse sentimento na cidade de Sacramento. O Rute foi o vereador do Areão, assim como o Genésio foi da Jaguarinha’’.
Disse mais José Rosa que Rute absorveu as duas categorias, de vereador do Areão e do Desemboque, onde quebrou a votação de muitos vereadores tradicionais. ‘‘Foi maciçamente bem votado no Desemboque e intensamente votado no Areão, que fez sozinho um vereador”, revelou.
De acordo com José Rosa, o ex-vereador ficou conhecido como 'o vereador do Areão', pela luta em favor do hoje bairro Perpétuo Socorro. “Ele foi incansável, foram muitas melhorias, mas a grande marca que ele deixou foi essa: a representação de bairro. E foi com o seu trabalho, a intensidade da sua atuação que o bairro virou outro, e os administradores passaram a ver que aquele bairro tinha peso, força política decisória numa eleição”, disse, finalizando: “Rute foi, exemplarmente, o primeiro vereador de bairro da cidade de Sacramento”.
Após as homenagens, a filha Ruth agradeceu por todo o reconhecimento e com o irmão Thiago e a tia Maria, colocou sobre o caixão a camisa do Clube de Regatas Vasco da Gama, time preferido do pai e a filha Karina em prantos lembrou: “Por causa dele todos torcíamos pelo Vasco”.