Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre a Profa. Maria de Lourdes

Edição nº 1401 - 14 Fevereiro 2014

Maria de Lourdes Marques Scalon (foto), 92, cumpriu sua missão de esposa, mãe, sogra, avó, bisavó e partiu para a casa do Pai no último dia 5. Nascida em Sacramento, em 05/11/1921, Dona Lourdes, como era conhecida, cresceu e viveu por muitos anos na fazenda Jaguara às margens do Rio Grande, marcada  pelas horas do apito do trem de ferro. Estudou interna no Colégio Nossa Senhora das Dores em Uberaba, onde se formou no curso Magistério  em 1942, no entanto sua grande paixão sempre foram as Artes Plásticas, por isso deixou inúmeros quadros e desenhos. 

Viúva de Accácio Scalone, com quem se casou em 1943, dona Lourdes teve três filhos: Márcio Antônio (falecido), Maurício (Maria Inês) e Maria Lúcia (Marco Aurélio).  Como professora trabalhou como  diretora da Escola Estadual Naná Kubitschek Soares (Usina de Jaguara), na Escola Afonso Pena e aposentou-se na Escola Estadual Cel José Afonso de Almeida. 

Dona Lourdes foi uma grande mulher, apaixonada pela vida e pelo que fazia,  como bem define a filha Maria Lúcia. “Sua grande paixão foi viver intensamente, curtir a alegria de cada momento da vida e acima de tudo amar muito seus sete netos Júnior e Márnan (falecidos), Danilo,Marina, Víctor, Marcone e Marcelo) e os oito bisnetos.   

O que ela mais gostava – Viver, viver, viver...e como viveu bem seus 92 anos! Conversar com pessoas queridas, também era seu maior prazer. Obrigada,  mãe pelo exemplo de alegria que adoça o coração da gente. Hoje, você  nos deixa. Fica a saudade... que  é o amor que fica!”, afirma Maria Lúcia, que compartilha  as mensagens dos  netos Marcone e Danilo: 

“Hoje se foi a mulher mais guerreira que tive o prazer de conhecer e conviver. Uma verdadeira gladiadora.  Jamais conheci alguém que tivesse uma vontade de viver tão grande quanto ela, uma paixão verdadeira e única pela vida.  Não me recordo de um amor tão verdadeiro para com filhos e netos, como ela sempre demonstrou. Não fazia questão nenhuma de esconder isso de ninguém.  (...) Você estará para sempre em nossos corações! Um beijo, já de saudade, de seu neto, amigo e companheiro de tantas horas! (Marcone – 03/02/2014).

“Semana muito triste. Perdi minha querida Vó Lourdes. Mulher amorosa, carinhosa e atenciosa. Sei que não estive com ela o tanto que precisava nem o tanto que eu gostaria, muito menos o tanto que ela queria, mas nem por isso ela me amou menos. (...) Sentiremos muito sua falta, Vó. Descanse em Paz e que Deus a tenha em um bom lugar. (Danilo – 05/02/2014).