Haroldo Joseph Rahm, 94, é um padre da Companhia de Jesus, nascido em Tyler, no estado do Texas. Ordenado jesuíta em 1950, padre Haroldo tem como lema de vida,
“É preciso viver a vida com alegria!” E tem a sua vida marcada por obras e projetos que visam proporcionar um mundo mais justo entre os homens.
Padre Haroldo chegou ao Brasil em 1964 e é naturalizado brasileiro desde 1986. Logo que chegou, o primeiro trabalho foi o Cursilho de Cristandade. Depois veio o Treinamento de Lideranças Cristãs (TLC). Nos anos 70 fundou o primeiro grupo de Alcoólatras Anônimos (AA); o grupo dos Narcóticos Anônimos e o Núcleo de Apoio para Toxicômanos e Alcoólatras (NATA).
Logo, as comunidades foram aumentando e surgiu a Associação Promocional Oração e Trabalho (APOT), que foi reconhecida em Nova York na 23ª Conferência da WFTC (World Federation of Therapeutic Communities) como uma das três melhores Comunidades Terapêuticas do Mundo, recebendo o Prêmio Harry Scholl Award. A APOT, hoje, tem uma nova denominação, Instituição Padre Haroldo. Destaque-se que todas as obras têm sua base em Campinas (SP).
Com o dinamismo de sempre, Pe. Haroldo inaugura um novo projeto em 1983, o Amor Exigente, programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização da família. O programa baseia-se na prática dos 12 Princípios Básicos e Éticos, da espiritualidade e dos grupos de auto e mútua-ajuda, que, através de seus voluntários, sensibiliza as pessoas, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas.
Além dessas, outras obras e cursos foram criados visando sempre a transformação do ser. Padre Haroldo Rahm é uma referência quando se fala em promoção humana, em cuidado e amor para com a família e na prevenção à dependência química.
Para contatos: (19) 3794.2504
Jovem sacramentano no Instituto Pe. Haroldo
A sacramentano Matias Fraga Brás, 35, há quase dois anos na Instituto Pe. Haroldo, em Campinas (SP) prepara-se para trabalhar na instituição como membro contratado da casa. “Fui convidado para integrar a equipe de profissionais da instituição como voluntário, para atuar especificamente na área que domino, a música”, informa, feliz com o convite.
Dono de uma bela voz e exímio violonista, Matias já integra a comunidade, fazendo assim o que mais gosta: música. “Já estou fazendo um trabalho com adolescentes, mulheres e homens que estão em recuperação e também com aqueles que não são recuperandos, porque a Instituição Padre Haroldo não trata só a dependência química, trabalha também com pessoas de rua.
Passando alguns dias na casa dos pais, Fernando Brás e Maria Madalena Fraga Brás, depois de oito meses ausente, Matias recebeu o ET para uma pequena entrevista, onde dá o seu testemunho da importância da Instituição Pe. Haroldo na recuperação de pessoas com dependência química.
“- Fui para a comunidade para tratar da dependência química, mas na verdade passei por uma experiência de recuperação de meu interior, foi muito mais do que um tratamento da dependência, porque a obra de Pe. Haroldo trata mesmo é do ser humano em si”, diz.
De acordo com Matias, na comunidade são oferecidas todas as ferramentas necessárias para uma nova maneira de viver. “É claro que vai depender de cada um, mas no meu caso eu aceitei a mudança e está sendo uma mudança completa na minha vida. Hoje tudo tem valor, desde as pequenas coisas, tudo isso graças ao Amor Exigente que tem aqui em Sacramento de graça”, justifica e recomenda: “As pessoas precisam dar mais valor a esse grande projeto, inclusive as autoridades”.
Falando sobre Pe. Haroldo, Matias reconhece a sua obra como monumental. “Há pouco esteve no Vietnam para ministrar um curso e levar a experiência do Amor do Exigente. E assim ele faz em muitos outros países. É um trabalho respeitado em todo o mundo pela mudança geral que propicia á vida das pessoas. Eu, depois de tanto sofrimento para mim e minha família eu me encontrei, assim como milhares de outras pessoas que passam pelas suas obras”, elogia.
De acordo com o livro, “Haroldo J. Rahm S.J. Esse Terrível Jesuíta”, que nasceu do projeto preparado por Marcelo Perini, e que nos foi oferecido com dedicatória pelo próprio Pe. Haroldo, o Instituto Padre Haroldo é uma entidade centrada em quatro programas transformadores de vida: Despertar para a Vida, voltado para dependentes químicos; Aprender Mais, programa de prevenção e profissionalização de jovens; Além da Rua, programa de acolhimento de jovens e crianças de rua, de adultos (homens e mulheres) e moradores de rua; e o programa Corporativo e Acadêmico, que visa estreitar o relacionamento com empresas e instituições de ensino, para a realização de eventos educacionais.
De acordo com a obra, todos esses programas têm um único objetivo, proporcionar ao ser humano, oportunidades para viver com dignidade, livres de transtornos decorrentes do uso e abuso de álcool lícitas e ilícitas, através da prevenção, tratamento e reinserção social. Por mês, mais de 500 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos são atendidos na instituição que já atendeu mais de 70 mil pessoas desde a sua fundação.