O parque Náutico de Jaguara reuniu um seleto grupo de produtores e compradores de cafés especiais no I Espaço Jaguara de Cafés Especiais, realizado dia 25 último. Duas palestras proferidas, pelo professor Flávio Meira Borém, titular da Universidade Federal de Lavras; e pelo engenheiro agrônomo, Eder Sandy, seguidas de debate e apresentação de equipamentos e produtos da empresa Bayer, movimentaram a manhã no Parque.
Presidido pelo prefeito municipal de Pedregulho, José Raimundo de Almeida Júnior, o evento contou ainda com a presença do prefeito de Rifaina, Abrão Bisco; vereadores de cidades da Região; ex prefeitos; presidente da Cocapec, João Toledo, da gerente regional do Sebrae-Franca, além de mais de 150 cafeicultores de Sacramento, Pedregulho, Franca, Cristais Paulista, Araxá, Jeriquara, Patrocínio Paulista, Ribeirão Corrente, dentre outras cidades da Alto Mogiana, paulista e mineira.
Região propícia à cafeicultura
Transferência de conhecimentos e novas tecnologias, com vista a formação dos cafeicultores para se interessarem pelo cultivo dos cafés especiais foram a tônica das palestra. Sandy discorreu sobre o mercado de cafés especiais, mostrando o crescimento de seu consumo em torno de 15% ao ano e as potencialidades da produção de cafés finos na região. O Prof. Borém, considerado a maior autoridade brasileira na área, autor de diversos livros e artigos acadêmicos, falou sobre a perspectiva brasileira em cafés especiais, demonstrando o novo nicho de mercado para os cafés finos do Brasil. Para satisfação dos produtores, afirmou: “A região, pelas suas peculiaridades, é propícia à produção de cafés especiais".
Cafés arrematados a preços superiores ao de mercado
Dentre os participantes, diversos exportadores de cafés, destacando-se a Bourbon, a Café Bras, a Stocker e a renomada barista do mundo, a brasileira Isabela Raposeiras, diretora de uma das mais sofisticadas cafeterias de São Paulo, e mestra da Academia de Café, na capital paulista.
À tarde, a mostra, já anunciando um pleno sucesso, completou com o leilão de amostras de cafés finos, previamente provados e selecionados pela Mogiana Assessoria de Cafés Especiais, com diversos lotes arrematados, por preço bem superior ao de mercado, atingindo R$ 540,00 a saca, enquanto o mercado paga, atualmente, menos da metade, R$ 250,00.
Para o coordenador do projeto, Ivan Sebastião Barbosa Afonso, cafeicultor da Borá Agropecuária e Diretor do Parque Náutico de Jaguara, a avaliação foi altamente positiva. “Podemos afirmar que o evento foi um sucesso, graça ao apoio recebido, à qualidade do conteúdo das palestras, além da presença de compradores para o leilão, afirmou, destacando o resultado alcançado. “Foi excelente, o que nos motiva a seguir na caminhada em busca de desenvolver uma produção de cafés finos na Região, que agregará muito valor ao produto e à renda dos cafeicultores. No próximo ano, iremos realizar, em Jaguara, o II Espaço, ainda mais proveitoso".
(Colaboração Ernani Baraldi/ www.ernanibaraldi.wordpress.com)