Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Parabéns, Tia Heigorina

Edição nº 1358 - 19 Abril 2013

O sábado, dia 13, foi chuvoso, mas de muitas bênçãos, abraços e homenagens para Heigorina Cunha, na festa de seus 90 anos, realizada na Chácara Triângulo, que ficou pequena para abrigar os amigos e conhecidos que lotaram a Casa da Prece , o Quartinho de Eurípedes e tantos outros que disputavam uma vaga  no jardim e nas janelas sob guarda-chuvas. Alegria e paz reinaram  absolutas. 

Do portão se avistava a faixa com a primeira homenagem:  “Heigorina Cunha,

Do convívio pessoal, é cousa que consideram um privilégio os que a conhecem; a sua alegria; os seus ditos alegres; as suas narrações construtivas; a sua linguagem purificada e elevada; a pureza de seu pensamento ético-moral retilíneo; o seu atencioso procedimento; a sua atenção para com as pessoas e, como não dizer, de um atendimento em Cristo Jesus, com o tio Eurípedes!... Salve, 16 de abril de 2013”.

E assim da chegada da aniversariante, a saudação do Mini Coral Sol, o culto com a participação do professor francano, Carlos Alberto Poggetti, Ionete Cunha Bessa e Emmanuel Alves da Silva, da Casa Assistencial São Vicente de Paulo, em Conquista, que nas preces pediram por todos e, sobretudo, por Heigorina. 

 

Teatro, músicas e mensagens marcam homenagens

 

As primeiras homenagens, após o culto foram das irmãs Ionete e  Maria,  esta última membro do Mini Coral Sol,  que cantou belas páginas do cancioneiro popular, as preferidas de Heigorina,  dentre elas Ave Maria,  de Augusto Calheiros; Folha de Malva e Noite do meu bem. 

  E da voluntária, Iracy Batista de Almeida Calil, que, tendo em vista a grande obra ali praticada pelas irmãs há tantos anos, sugere que doravante seja realizada uma única festa para as irmãs e que seja em abril, um mês marcante para a comunidade espírita pelos aniversários de Chico Xavier, em 2/4; Bezerra de Menezes, 11/4;  Heigorina Cunha, 16/4;  Livro dos Espíritos, 18/4 e Eurípedes Barsanulfo, 1/5. “Esta será a oportunidade de nos reunirmos e homenageá-las todas, porque o trabalho é de equipe. O mês de abril, é o  mês das irmãs Cunha”,  justificou.

Seguiram-se as homenagens com uma peça de teatro com o grupo do Prof. Poggetti, de Franca. Mensagem da Presidente da Casa Assistencial Bezerra de Menezes, Célia Essado Garcia, seguida da apresentação do Coral Bezerra de Menezes, reunindo funcionários e crianças atendidas pela Casa, dirigidos pelo musicoterapeuta  Júlio Pucci. A jovem francana,  Jéssica emocionou os presentes com a bela voz ao cantar e tocar o Pai Nosso. Emocionante também a apresentação do violinista, professor André  Bordini, acompanhado de Déia Gomes no teclado.

Das voluntárias na feitura dos enxovaizinhos de bebê na Casa Meimei, a mensagem foi proferida pela presidente Edna Pontes, seguida da apresentação do coral do grupo com a música Gondoleiro do Amor. Em nome do Grupo de Estudos nas terças-feiras, mensagem de Tânia Pereirinha. Garibaldina Mendonça falou em nome do Grupo de Passe Domiciliar. E mais, mensagem de Ivone Regina Silva, lida pela mestre de cerimônia Iracy que leu também inúmeras mensagens encaminhadas por amigos e finalmente, mensagem de José Rosa Camilo, presidente da OAB local, que falou dos laços que o une à família, desde os seus sete anos. 

Findas as homenagens, o abraço carinhoso dos presentes a aniversariante. E Heigorina, ao lado das irmãs Ionete e Maria, da cunhada Augusta Florentino Cunha e da sobrinha Ilza Cunha e inúmeros amigos era a mais pura expressão de felicidade.