Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

José Carlos, o mestre churrasqueiro

Edição nº 1382 - 04 Setembro 2013

José Carlos Furlan (foto) é um dos mestres churrasqueiros, que há anos sacia o paladar de muita gente. Nesse sábado, 28, lá estava ele no lançamento do Condomínio Macaúba, com a mão na massa, ou melhor, nas carnes, quando bateu um papo com o ET.

“Vim de Jardinópolis há 26 anos pra mexer com fazenda, mas toda a vida tive o dom de mexer com carnes, temperos. Nos churrascos em casa, com os amigos, sempre fui eu a tomar frente e continuei. Sempre que me chamam,  estou aí com meus préstimos”, explica e se confessa satisfeito. “Todo mundo gosta do churrasco, elogia, gosta do  meu serviço, por isso a gente está sempre pronto, porque sabe que agrada”. 

Falando do segredo do bom churrasco, José Carlos diz que o mais importante é a qualidade da carne. “Começa pela qualidade da carne, uma carne boa, de rês nova, que dá quase toda ela, carne de primeira, o mais é o gostar de fazer, ficar ao redor da churrasqueira tomando conta para o churrasco ficar no ponto”, diz ele, atento às costelas que assavam no meio de um braseiro no chão, uma especialidade de José Carlos.

José Carlos chegou a  Sacramento  em fins dos anos 80, com 18 anos. “Papai possuía umas terras no Estado de São Paulo. Vendeu tudo e  comprou uma fazenda aqui no município e eu vim morar em Sacramento.  Papai que já faleceu, vendeu a fazenda, mas  eu optei por permanecer nas terras mineiras. Tornei-me caminhoneiro, faço meus bicos como churrasqueiro, duas  coisas de que gosto muito”, declara, acrescentando que toda família Furlan reside em Jardinópolis. 

“- Só eu fiquei por aqui. Minha família, minhas  três irmãs residem em Jardinópolis, mas aqui fiz muitos amigos.  Minha esposa é também de Jardinópolis, mas  criamos aqui os nossos filhos  Juliana, Patrícia e Juninho, graças a Deus, hoje, todos formados”.