Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Isobel e Charmain, duas australianas em Sacramento

Edição n° 1348 - 08 Janeiro 2013

A família Cardoso Ferreira, Rogério e Ayla, e as filhas, Luiza e Paula é a anfitriã das australianas, Isobel  Moss e Charmain Mills, em visita ao Brasil desde o dia 28 de janeiro. Preparadas para curtir o carnaval, vão estar brindando o Rei Momo em duas passarelas, a primeira na av. Rio Branco, a segunda na Marquês de Sapucaí, no desfile das campeãs do Rio. A diferença não é lá essas coisas...


Intercambista do Rotary

 

A visita deve-se à amizade com a neo-advogada da UFU, a jovem Luiza Cardoso, desde 2006, quando Isobel a recebeu como intercambista do Rotary Clube em sua casa, na cidade  de Nambucca Heads. “Isobel foi a minha primeira  host mother , quando passei um ano na Austrália. E Charmain é uma das melhores amigas de Isobel, há 25 anos. E como tenho a mesma idade dos filhos dela, Sarah um pouco mais velha, mas Tegan e Jack (este de saudosa memória) somos da mesma idade, e assim firmamos laços de amizade. Elas foram minhas mães durante aquele ano longe do Brasil”, lembra Luiza, que está felicíssima, porque a visita acontece há poucos dias de sua formatura. “Foi meu presente de formatura. Não deu pra elas chegarem a tempo, mas valeu a visita. Está valendo, porque elas são muito queridas”. 

A cidade onde moram Nambucca Heads,  da Nova Gales do Sul (NSW), distante 512 da capital Sidney,  é um centro de férias, ponto turístico localizado no  estuário do Rio Nambucca, no Pacífico e que possui pouco mais de seis mil habitantes (6.137 hab/12,9 hab/km²).

 

Pequeno tour pelo Brasil

 

Isobel, Charmain e a família Cardoso têm aproveitado estes dias de visita, conhecendo alguns pontos turísticos do país. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e claro, Rio de Janeiro estão na rota. Para as visitantes, tudo no Brasil é grandioso em termos de tamanho. Afinal a Austrália inteira conta com pouco mais de 23 milhões de habitantes, com uma densidade demográfica de 2,96 hab/km². Muito deserto e pouca área habitável. 

 

A beleza do brasileiro

 

Conta Luiza que,  “para elas tudo é muito grande no Brasil, muitos prédios, muitos rios, muitas pessoas. Elas ficaram maravilhadas. Acharam o brasileiro bonito, alegre, animado. E, querem porque querem conhecer uma favela, por isso vamos ao Rio de Janeiro”. E se disseram surpresas por ver o quanto a mulher brasileira gosta de usar cabelos longos.

Em Sacramento, as amigas que são amantes do esporte pedalaram no bosque do Ipê e mais, visitaram a Gruta a dos Palhares,  o Parque Náutico de Jaguara, Serra da Canastra. Na região, foram a Ribeirão Preto, Peirópolis, Uberaba, Uberlândia e Araxá. “Vamos aproveitar o máximo possível estes seus dias no Brasil,  quero retribuir-lhes tudo o que fizeram por mim na Austrália. Elas foram maravilhosas”, diz a hospitaleira Luíza.

E há algumas curiosidades, Isobel e Charmain comeram e adoraram o feijão brasileiro que não é comum por lá, raramente é encontrado. Também o nosso café ganhou pontos. na Austrália  só consomem café expresso e o destaque fica com o  pão de queijo da Profa. Ayla que, aliás, esteve à mesa durante o lanche, após a entrevista com as simpaticíssimas Isobel e Charmain.