Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Hernani deixa região, mas projetos continuam

Edição nº 1357 - 12 Abril 2013

O jovem fotógrafo e produtor cultural, o  rifainense Ernani  Baraldi  (foto) voltou aos grandes centros , com  foco no eixo Rio São Paulo, mas não se esquece dos projetos por aqui, na cidade natal e no Parque Náutico de Jaguara, onde trabalhou por quase dois anos. Na agenda, a continuação dos projetos, Vitrola e o Encanta Vale. “Mudamos de endereço,   mas  vamos manter os projetos, eles nasceram aqui na região. Morei dez anos em São Paulo e quando voltei trouxe algumas coisas na bagagem e decidi implementá-las por aqui e aí nasceram esses dois projetos que quero continuar, já agendados”, adianta.

Falando de seu retorno aos grandes centros depois de alguns anos, Baraldi diz que recebeu uma proposta na área corporativa, como Executivo de Marketing, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro, referência em educação superior no país há 80 anos e  que está trazendo para São Paulo, os cursos de pós-graduação MBA com certificação internacional. “Estou lá coordenando toda a campanha de marketing, uma oportunidade muito boa, algo de que gosto muito”, explica. 

“De repente aparecem oportunidades na vida da gente que não dá para dispensar. Sou muito novo ainda, com apenas 37 anos e vi que precisava voar, buscar espaços, conhecer coisas novas e empreender nos meus projetos, sem estar fixo num local e aí surgiu uma grande  oportunidade na área corporativa, como Executivo de Marketing na Universidade Veiga de Almeida (UVA), do Rio de Janeiro, referência em educação superior no país há 80 anos e  que está trazendo para São Paulo, os cursos de pós-graduação MBA com certificação internacional e estou lá coordenando toda a campanha de marketing, uma oportunidade muito boa, algo de que gosto muito”, explica. 

Mas não esconde que o vale do rio Grande continua seu grande sonho de consumo e de vida. “Por aqui permaneci durante três anos, e durante dois anos e meio fiquei no Parque Náutico de Jaguara desenvolvendo projetos com Dr. Ivan, projetos como a I Mostra de Curta Metragem, a I Jornada Fotográfica, o I Prêmio Jaguara de Fotografia e o Encanta Vale, que foi realizado no Parque em 2011, pela Lei Rouanet e patrocínio do Parque. Na época, trouxemos um coletivo grande de São Paulo, pessoal de discotecagem, grafiteiros, grupos de danças. Foram projetos muito bons”, lembra.

Baraldi informa que o Encanta Vale será realizado nos dois primeios dias de junho com uma mesa de debate sobre Financiamento Crowdfunding (Financiamento Coletivo de Cultura ou Financiamento Colaborativo). “Quero trazer para essa mesa, Juca Ferreira, Secretário de Cultura de São Paulo, além de figuras como Alex Antunes, curador da Revista Rolling Stones, Cláudio Prado, ex-assessor do ex-ministro Gilberto Gil e outros. Será realmente uma mesa bacana de discussões”, garante.

Já o Projeto Vitrola é uma ação de entretenimento cultural e sustentabilidade que reúne  colecionadores, Dj's e apreciadores do vinil em finais de semana. Na discotecagem, a personagem principal é o bom e velho disco de vinil, o famoso 'bolachão'. Para Baraldi, “ações assim, simples contribuem  e muito para o intercâmbio cultural, e educação musical para todos da comunidade”. 

Aliado a esse banho de cultura está o local, cartão postal da cidade, o paradisíaco Parque Náutico de Jaguara.