Edição nº 1263 - 24 Junho 2011
Aparecido Alves Claudino, diretor geral do Presídio de Sacramento foi exonerado, conforme notícia publicada pelo Jornal Hoje em Dia (www.hojeemdia.com.br), de Belo Horizonte. Segundo o jornal, a exoneração foi confirmada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), que informou que a exoneração do diretor é decorrente de questões administrativas da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). A exoneração ocorreu nessa terça-feira (21). Aparecido e o diretor de Segurança, Paulo Geovane de Castro, são investigados pelo Ministério Público e a Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), pelos crimes de tortura, prevaricação (quando um servidor público falta com seu dever), abuso de poder e uso indevido da viatura do presídio. Paulo Geovane deixou o presídio no início das investigações no mês de abril, não se sabe, porém se foi exonerado ou transferido.
Leandro Fachinelle Toledo, 33, e Woslinsthon Mendes de Almeida, 33, são os novos diretores Geral e de Segurança, respectivamente, do Presídio de Sacramento, que tomaram posse na manhã da quarta-feira (22). Os dois novos diretores, que até terça-feira, 21 estavam lotados no Presídio Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba, vieram a convite do Subsecretário Murilo Andrade, de Belo Horizonte, e recomendados pelo diretor de Referência da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), de Uberaba, Itamar Rodrigues da Silva Júnior, que responde pelos municípios de Sacramento, Iturama, Araxá, Uberaba e Frutal.
Em entrevista ao ET, Leandro disse quie recebeu o convite com tranquilidade. “É um novo desafio e pretendo juntamente com o diretor de Segurança implementar o trabalho aqui, dentro dos princípios da Suapi, com a humanização da pena e ao mesmo tempo manter a disciplina e a ordem”, afirmou.
De acordo com o diretor Geral, já no primeiro dia no presídio, se reuniu com os detentos, os agentes e servidores tratando das mudanças que deverão ser feitas para o bem de todos. “Pedi que estejamos unidos, porque todos juntos vamos ganhar em qualidade no trabalho e que a qualidade no trabalho vai refletir diretamente na humanização da pena e com tudo ok no presídio, ganha também a instituição e a população”, disse.
Com vistas à humanização da pena, os trabalhos e atividades realizadas pelos detentos (fabricação de bolsas, horta, trabalho externo) em nenhum momento foram suspensos e terão continuidade. “Essas atividades fazem parte da ressocialização, que é uma de nossas metas na Suapi e, além da dar continuidade aos trabalhos atuais, vamos buscar novas parcerias dentro da capacidade de segurança da unidade prisional”, disse mais.
Acompanhado do diretor regional, Itamar Rodrigues, o novo diretor, Leandro Toledo visitou os demais órgãos da Segurança Pública da cidade, como as autoridades do poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar.
O Presídio de Sacramento conta atualmente com 135 detentos, sendo 12 mulheres, com 93 detentos aguardando julgamento, isto é, ainda não têm sentença transitada em julgado.
Integram a força da Suapi hoje no presídio, 46 agentes, sendo 10 mulheres, três auxiliares administrativos e mais o pessoal da área técnica: uma psicóloga, duas auxiliares de enfermagem. De acordo com Toleto, faltam ainda, um advogado, uma assistente social e um médico que serão solicitados.
Elogiando a receptividade da cidade, Leandro disse que tem boas expectativas. “Nossa expectativa é boa e pretendo trazer o que tive de experiência de Uberaba para implantar aqui dentro das possibilidades, porque são realidades diferentes. Dentro do contexto da segurança e ressocialização, pretendemos fazê-lo da forma mais transparente e segura possíveis. A população pode ficar tranqüila pois pretendemos fazer um bom trabalho”, afirmou.
Para o diretor de Segurança, Woslinsthon Mendes de Almeida, a vinda para Sacramento foi uma surpresa. “Trabalhando na terça-feira, e de repente chega o convite às 6 horas da tarde. Trabalho com Leandro desde que ingressei em Uberaba e aceitei. É um desafio, mas abraçamos a causa e vamos em frente, pretendemos fazer o trabalho que todos esperam”, ressaltou.
O uberabense Leandro Fachinelle Toledo é graduado em Assistência Social, trabalhou na penitenciária de Uberaba desde que ingressou na Suapi, em 2006. No ano seguinte, aprovado em concurso passou para o quadro dos servidores efetivos. Leandro é casado e pai de dois filhos. Woslinsthon Mendes de Almeida, também uberabense, é efetivo na Suapi há quatro anos, é casado e pai de um filho. Ambos vão fixar residência na cidade, oportunamente.