Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Agronegócio na China

Edição nº 1392 - 13 Dezembro 2013

Mais uma missão internacional do Ministro de Estado da Agricultura, Antônio Andrade, desta vez na China.  As notícias nos chegam pelo sacramentano Ronaldo Bizinoto Ribeiro, assessor do Ministro, que o acompanhou na viagem à China, onde o ministro Antônio Andrade assinou dois acordos, durante a reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concentração e Cooperação (Cosban), em Pequim.  O primeiroacordo trata da exportação de milho brasileiro ao país asiático e, o segundo, de Biotecnologia.

O protocolo assinado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China (Aqsiq) permite a exportação de milho brasileiro com base nas garantias fitossanitárias negociadas. O Mapa emitirá um Certificado Fitossanitário que irá amparar as exportações a serem realizadas.

De acordo com o ministro Antônio Andrade, nos últimos anos, a China vem importando volumes crescentes do cereal, e o Brasil, como grande produtor do grão, tem perspectivas de se tornar um dos maiores fornecedores de milho para aquele país. No ano passado, as exportações brasileiras do produto foram de 19,8 milhões de toneladas.

O assessor Ronaldo destaca que a missão foi extremamente produtiva, pois há algum tempo o Brasil buscava esse convênio.  De acordo com Ronaldo,em janeiro de 2014 já tem uma agenda do Ministro da China ao Brasil,  para a resolução final da exportação da carne bovina, suspensa desde o caso da vaca louca. “As negociações dos embargos da carne bovina, encontram-se em fase de ajustes finais e ao que tudo indica o acordo será consolidado no inicio do ano”.