O professor Carlos Alberto Cerchi apresentou para apreciação em plenário o Projeto de Decreto Legislativo que “Concede a Comenda da Ordem do Mérito Legislativo 'Dr. Clemente Vieira de Araújo', à Oralda Martins Manzan (foto). Com parecer favorável do relator José Carlos Basso De Santi Vieira e demais membros, da Comissão de Legislação, Justiça e Finanças, o projeto foi aprovado por unanimidade pela casa.
Berto Cerchi traçou o resumo biográfico da homenageada, lembrando seus relevantes serviços prestados à comunidade. “Esposa do comerciante, Antônio Carlos Manzan, e pai de quatro filhos, Da. Oralda sempre foi uma mulher atuante na comunidade, em especial, junto aos trabalhos pastorais da igreja católica”, lembrou o vereador.
No vicariato de Pe. Gil Barreto Ribeiro, nos anos 70, Oralda iniciou com o então vigário, um trabalho de encontros nas comunidades rurais do município. Direcionada aos casais e jovens, a Pastoral Rural, liderada por Oralda e um grupo de leigos, foi idealizada por Pe. Gil, que colocava em prática na época a participação do leigo no trabalho de formação e evangelização da Igreja, atendendo as orientações do Concílio Vaticano II. Atualmente, Oralda é Ministra das Exéquias da paróquia central.