“Ela é a dona de tudo. Ela é a rainha do lar”, muito bem cantou Toquinho, para as mamães, que foram as donas das festas no domingo, 13. Mas as homenagens começaram na sexta-feira com as festas nas escolas, entidades, clubes de serviços e a emoção grande para todos, mães, filhos, esposos.
Mas o destaque nesta edição vai para a festa promovida pela Loja Maçônica General Sodré, que depois de uma temporada para reformas, abriu suas portas para receber as mamães, esposas e familiares dos confrades e convidadas para as homenagens.
Na mesa dos trabalhos, o Venerável Prof. João Bosco Martins, ladeado pela mãe mais experiente, dona Iolanda de Oliveira Bizinoto, 73, esposa do irmão maçom, Victor Bizinoto, pais de três filhos, Soraia, Silvia e Sílvio, que lhes deram quatro netos; e Mayra do Carmo Lobato & Cruvinel, a mãe mais jovem, esposa do irmão maçom, Onézio Francisco Cruvinel, pais de Otávio Miguel, de um aninho.
Depois de enaltecer o papel da mãe na sociedade, o venerável passou a palavra ao irmão Talhys Andrey Nunes Rodrigues, que em nome de todos fez a saudação às homenageadas.
“Missão difícil, pois tudo ou quase tudo já foi dito em prosa e verso. Digo quase tudo, porque nunca se chegará a definir-se o que realmente é ser mãe. Pela sua dimensão, não se encontra em ciência alguma a definição exata do ser Mãe”, disse, declamando o poema 'Para você, mãezinha', de Chico Xavier. Deixaram também a mensagem ás mães representante das Filhas de Jó e o pequeno João Pedro, filho do irmão Walter Rios Júnior.
E todas as mães foram presenteadas com uma rosa. Um momento ímpar e de sutil emoção foi a homenagem às mães falecidas, quando cada um daqueles órfãos de mães – irmãos e convidados – num gesto simbólico, depositaram rosas brancas num vaso, ao som da Ave Maria, executada pelo irmão flautista Thales Bianchini. Mayra agradeceu a homenagem em nome de todas as mães presentes.
Encerrando a cerimônia, o venerável João Bosco entregou à Mayra, a mãe mais jovem, um ramalhete de flores. E a mãe mais idosa, Dona Iolanda, foi homenageada com um ramalhete pelo confrade, Héliton Ferreira Devós (Note).
Na próxima segunda-feira, 22, a Loja Maçônica General Sodré realiza outra solenidade aberta, para a comemoração dos 59 anos da Loja.