O Hospital Dr. Hélio Angotti realizou a primeira cirurgia cardíaca e com sucesso.o paciente,um homem de 22 anos que sofria de cardiopatia congênita, o primeiro paciente a passar por cirurgia cardíaca inédita no estado de Minas Gerais, passou porum procedimento minimamente invasivo e já se encontra bem, em casa.
O cardiologista Fabiano Ferreira Vieira (foto), coordenador das intervenções cardíacas no HHA e cirurgião do Centro de Medicina Invasiva de Uberaba (Cimi), explica que a nova cirurgia é um procedimento ainda pouco realizado no Brasil em São Paulo e a Alemanha são os dois únicos países que adotam essa técnica.
De acordo com Fabiano Vieira, o procedimento cirúrgico consiste em “substituir o acesso ao coração normalmente realizado no meio do peito pela intervenção na lateral do tórax, com incisões muito pequenas, de no máximo
oito centímetros. Podendo ser feita na borda inferior do mamilo, a técnica melhora ainda mais a estética cirúrgica, principalmente em mulheres”,explica destacando as vantagens procedimento .
‘‘-Entre as principais vantagens desta abordagem, o médico destacando que as vantagens do procedimento, além da estética é a rapidez da recuperação. Com a cirurgia convencional, o paciente necessita de muitos cuidados com a grande incisão, devendo evitar pegar peso, fazer esforços, dirigir etc. O retorno ao trabalho só é recomendado após dois ou três meses. Com a cirurgia minimamente invasiva, entretanto, em uma semana o paciente pode dirigir e, após duas a três semanas, é permitido até praticar esportes”, revela o especialista”.
Mas o cardiologista alerta que o procedimento ainda é restrito a apenas alguns tipos de cirurgias e destaca que a cirurgia só foi possível graças à estrutura do Hospital “Dr. Hélio Angotti”, que dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Centro Cirúrgico equipados para dar suporte aos procedimentos. (Imprensa regional)