Dezoito brigadistas voluntários do Grupo Brigada 1, de Sacramento, participaram do curso de combate a incêndios florestais, ministrado na cidade pelo presidente da ONG Brigada 1, de Belo Horizonte, Rodrigo Bueno Belo, nos dias 26 e 27 de maio, conforme informações da coordenadora da Ong local, Vanina Wetzel.
“- 0 curso para formação dos brigadistas voluntários foi marcado por muito aprendizado. A primeira etapa foi dedicada ao conhecimento teórico: conceito do fogo, seus mecanismos de propagação, os tipos de incêndios florestais e as estratégias de combate. A parte referente à segurança nas operações foi bastante importante, destacando a segurança do brigadista, em primeiro lugar. Também foram passados os materiais e equipamentos, as composições das brigadas e as táticas e planejamentos de operações”, informou.
A próxima etapa aconteceu no último final de semana, 2 e 3, com a parte prática do curso. Os brigadistas se deslocaram até à zona rural e participaram de um combate a uma queimada supervisionada, onde puderam colocar em prática o seus conhecimentos, junto com uma equipe de Brigadistas Voluntários, já atuantes em Belo Horizonte, e que estiveram em Sacramento para esse treinamento.
A prática continuou com os alunos retornando a pé para a cidade, para o jantar e, logo depois, uma caminhada noturna de algumas horas e mais treinamento. “O domingo foi um dia mais leve, para compensar o extremo desgaste do dia anterior”, informou Vanina, confessando-se satisfeita e agradecendo.
“- Muitas empresas já ajudaram na empreitada para formar a Brigada no município, que todos os anos tem parte de sua vegetação destruída pelos incêndios, que podem causar desde perdas materiais a vidas humanas. A Brigada 1 Sacramento agradece toda a cidade, empresas e pessoas pelo empenho em ajudar e viabilizar a formação e concretização da nossa Brigada de Combate a incêndios florestais. Belo Horizonte, agradecemos o presidente da ONG B1 Rodrigo Belo e a todos os brigadistas que nos apóiam.
De acordo ainda com Vanina a avaliação de Rodrigo Belo sobre os brigadistas voluntários foi a melhor possível. “Estou muito feliz com o encaminhamento da Brigada 1 Sacramento e com a equipe de brigadistas que será formada. São pessoas muito dedicadas e diversificadas em seus conhecimentos e profissões, o que traz uma diversidade cultural e de idéias para a equipe”, elogiou o presidente da ONG B1.