Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Shiro é indicado para a presidência da BRC&VB

Edição n° 1258 - 20 Maio 2011

O sacramentano Yoshihiro (Shiro) Karashima foi indicado para assumir a presidência da fundação Brasília e Região Convention & Visitors Bureau, em Brasília, a partir do mês de outubro, quando serão realizadas eleições para a substituição dos cargos da diretoria da fundação. 

O anúncio de sua candidatura foi feito pelo atual presidente Rogério Tonatto, durante a primeira reunião anual de mantenedores da BRC&VB, realizada no dia 29 de abril, no Nagum Plaza Hotel, na presença de toda a diretoria e representantes de hotéis. 

Shiro, que ocupa atualmente a 2ª vice-presidência, em  coerência com o seu perfil de gestor e cautela, atributo valorizado por Tonatto, ao anunciá-lo como candidato, demonstrou surpresa e agradeceu a confiança a ele concedida. 

Em Brasília, Shiro é proprietário da Presteza Turismo, empresa fundada em  1986 e que em 2010, foi a vencedora na categoria Serviços de Turismo do prêmio MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, do Sebrae.

O Sebrae, em matéria intitulada, 'Exemplo de empreendedorismo na capital federal', publicada em 29/12/10, conta as origens de Shiro, que nasceu em Sacramento, filho de Onobuge e Maria Karashima, foi para o Distrito Federal para cursar a Faculdade de Arquitetura, na Universidade de Brasília – UNB. 

De acordo com a notícia, em 1972, Shiro começou a trabalhar com turismo. “A experiência no setor fez com que, 14 anos depois, ele abrisse o próprio empreendimento. Para ajudar na gestão da empresa, Yoshihiro apostou nos programas do Sebrae no DF.  As ações foram bem executadas e a Prestheza é a vencedora do prêmio MPE”, declara a gestora do Sebrae/DF, Aparecida Vieira.

Elogiando a gestão de Shiro em sua empresa, a gestora afirmou mais: “É gratificante acompanhar o desenvolvimento dos pequenos negócios. Mesmo sendo uma empresa que atua há 25 anos no mercado, está sempre aberta a inovação. Aqui no Sebrae, ela participa de trabalhos que envolviam capacitação continuada, consultorias de planejamento estratégico, gestão financeira, consultorias em procedimentos administrativos e operacionais de agências de viagem e outros. A agência participou de feiras, congressos e diversos eventos”. 

Outra colaboração significativa do proprietário da Prestheza para o setor de turismo, destacado pela gestora Aparecida Vieira, foi em relação a dois trabalhos: Yoshihiro ajudou a elaborar a publicação Rotas e Roteiros do Distrito Federal e o envolvimento do sacramentano na criação do software Sistema de Gestão e Operação no Turismo Receptivo. “Yoshihiro nos emprestou todo seu conhecimento e experiência para que o Sebrae no DF desenvolvesse a ferramenta. Em fevereiro, o software será disponibilizado para todos os sócios da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare). Ou seja, o ganhador do MPE Brasil é um empreendedor atuante”, destacou Aparecida.