Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Ronaldo deixa AABB depois de 25 anos como diretor

Edição n° 1273 - 02 Setembro 2011

 

  • Depois de 15 anos à frente da administração da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, dos quais dois mandatos como vice e outros três como presidente, o bancário Ronaldo Bezerra passou o cargo ao novo presidente, Adão Brasileiro dos Santos, eleito por aclamação, em assembleia realizada no último domingo, 28.  
  • Em entrevista ao ET, Ronaldo fez uma avaliação de seu trabalho. “A AABB é a minha vida. Na verdade, são 25 anos como diretor em um ou outro cargo. Minha posse como bancário aconteceu na agência de Sacramento, em 1982. Quatro anos depois fui convidado para ser o Diretor Social e desde então nunca mais saí da diretoria”, contou.
  • Lembra o ex-presidente que naquele tempo, ainda solteiro, fazia da AABB o seu local de lazer. Éramos quase 60 funcionários e a movimentação no clube era intensa. Em 85 me casei com Ihana Junqueira e continuamos freqüentando e animando  o clube. Enfim, desde então, participei de todas as diretorias, sempre muito ativo”, contou mais. 
  • De acordo com Ronaldo, com o passar dos tempos, a AABB deixou de ser um clube só dos funcionários do banco e abriu também para a comunidade. Primeiro, alguns clientes foram convidados. Depois se estendeu à sociedade, mediante pagamento através de boleto bancário”, disse, lembrando que no início havia uma certa regalia.
  • “- Exatamente no início, quando a agência possuía dezenas de funcionários, o Banco proporcionava ao clube um rendimento extra. Para cada funcionário associado, o Banco contribuía com igual valor, dobrando a receita. Mas essa regalia acabou em 1991, por conta de um decreto federal proibindo esse tipo de ajuda”, explicou Ronaldo, revelando que hoje o Banco possui apenas 13 funcionários. “Com esse número seria impossível manter o clube, razão de abrirmos o quadro à comunidade. Hoje somos 222 associados”, informou.
  • Falando das realizações e mudanças na sede do clube, Ronaldo disse que o trabalho da diretoria nesses últimos anos foi manter o clube em atividade, com uma manutenção constante e algumas melhorias. “Nada de grandes obras, mas pudemos construir um quiosque, uma churrasqueira, novos pisos, revestimentos de vidro no salão, portas blindex, pintura nos prédios, melhorias nos banheiros e alambrado parcial no campo de futebol”, enumerou. 
  • Para implementar essas reformas e novas construções, a diretoria contou com uma reforço extra no caixa. Com vida útil vencida, os grandes pinus que cercavam a propriedade foram derrubados e vendidos, proporcionando uma boa renda, empregada nas reformas. No lugar foram plantados eucaliptos e, em outra área, a diretoria iniciou a formação de um pomar plantando 60 espécies de frutas.  
  • Por fim, Ronaldo lembrou as promoções sociais da AABB. “Realizamos seis edições da Festa do Chope, algumas edições do Dia das Mães e, anualmente, nossa tradicional Festa Junina”, afirmou, lembrando que outros eventos acontecem na AABB, mas promovidos por terceiros. “É uma forma de arrecadar fundos para aplicar no local”, justificou, destacando que os contratos assinados garantem segurança e proteção do patrimônio.
  • Finalizando, disse que estava entregando o clube com todas as dívidas saldadas. “A AABB não deve nada. Assim, passamos o bastão ao novo presidente, desejando à nova diretoria um trabalho profícuo e de grandes realizações para nossa AABB”, finalizou. 
  • Ronaldo Bezerra, 49, natural de São Joaquim da Barra (SP), chegou a Sacramento em 1982, após aprovação em concurso  do Banco do Brasil e nunca mais saiu de Sacramento. Optou por ficar na  cidade. “Tive muitas oportunidades de sair, de seguir carreira, mas por opção preferi fincar pé aqui. Casei com Ihana em 1985, aqui nasceram nossos filhos Thiago, 26 e Fausto, 23, que aqui foram criados e aqui viveram até ingressarem na universidade. Nossa vida é aqui”, afirmou. 

 


A nova diretoria abebeana 

Compõem a diretoria da AABB junto com o presidente Adão Brasileiros dos Santos, os membros, na Diretoria Executiva: Acácio Spini (vice-presidente), Terezinha de Fátima Mota (diretora financeira). No Conselho Deliberativo (Efetivos): Marcelino Henrique, Carlos AntÔnio Pacheco e Telmo Moreira dos Reis  (Suplentes): Marlaison José Borges, Ricardo Skaff Zaidan e José Bento de Faria e no Conselho Fiscal: Ismar Batista Pereira, Marino José Martins Lobato, Anderson Rezende e Rafael Alves Moreira, membro indicado pelo Banco do Brasil.