Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Comemoração ao sabor de ‘porco à paraguaia’

Edição n° 1272 - 26 Agosto 2011

Após a premiação, a empresa Jussara reuniu convidados na tenda para degustar um delicioso Porco à paraguaia, receita trazida do estado de São Paulo pelo superintendente  Odorico Alexandre Barbosa e que fez sucesso entre os comensais. “Conhecíamos  o porco a pururuca, porco a rolete, mas o Barbosa nos trouxe o Porco à Paraguaia, tradicional na região de Patrocínio Paulista. Ele é feito em cima de uma estrutura de tijolo com uma grelha e uma tampa de bafo por cima. O porco é assado aberto ao meio, colocam-se as duas partes abertas na grelha e a tampa de bafo e ele fica lá assando só na brasa, a gordura vai pingando e fica só a carne saborosa”, receitou Rodrigo Machado, do Laticínios Jussara.

“O segredo - segundo Machado - é assar por 13 horas. Esse pessoal todo está esperando a novidade, essa receita é novidade em Sacramento. Este ano lançamos  aqui o Torneio Qualidade do Leite e a receita do Porco à Paraguaia”.  A ideia foi do superintendente Barbosa que, além de ensinar a receita, ainda doou o porco. Mas ele mesmo não sabe como a novidade chegou a Patrocínio. “Só sei que é delicioso, o pessoal vai gostar muito”, disse e com razão. 

Acompanhando a iguaria, mandioca cozida, arroz e salada de folhas verdes. E o ET foi conferir entre os comensais: “Essa carne está divina. Nunca comi uma carne de porco tão saborosa como essa. A pururuca está uma delícia”, avaliou Marquinho do Moreno e Ivan Barbosa, emendou: “Valeu a espera, porque é muito, muito gostosa”. “Valeu a pena esperar essa novidade, porque é muito saboroso, a carne fica diferente. Está de parabéns quem criou essa receita”, elogiou também Hermógenes Ribeiro, do Sindicato.