Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sérgio Resende aposenta-se em alta no TJ

Edição nº 1208 - 04 Junho 2010

O Desembargador Sérgio Antônio Rezende,  presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, presidiu sua última sessão na Corte Superior no dia  26 de maio e foi homenageado por muitas autoridades e colegas de Tribunal, que enalteceram o seu trabalho e postura à frente do judiciário mineiro. Pelas homenagens feitas vê-se que Serginho, como é conhecido em Sacramento não é apenas um bom sacramentano, mas um bom mineiro, um bom juiz, um bom desembargador que cativou todos. 

Confira a síntese: 

“A aposentadoria o colhe no pleno vigor de sua capacidade intelectual”, do desembargador Cláudio Costa, o sucessor na presidência do TJ, que ressalta a amizade e a bondade que Sergio sempre dispensou a todos. “A amizade é uma virtude que ele partilhou lealmente, com todos.  “A bondade é o seu traço mais nítido. Fomos alvo de sua bondade e ela perpetuará a memória de sua gloriosa chefia no Judiciário mineiro”.

“Eu o considero um dos maiores administradores – o melhor – que o Tribunal já teve”, do  presidente do Conselho Deliberativo da Associação dos Magistrados Mineiros - Amagis desembargador Nepomuceno Silva. 

“Sai de cabeça erguida, após uma vida correta, pelo bom juiz que foi”, do desembargador José Antonino Baía Borges.  

“Nunca houve qualquer atrito com advogados, e a OAB sempre teve especial atenção do presidente, que recebeu inúmeras comitivas vindas do interior. Sabemos de sua incansável luta pela interiorização da Justiça”, do  presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais (OAB/MG), Luís Cláudio Chaves, agradecendo pelo tratamento dispensado por Sérgio Resende aos profissionais do Direito.

“Como presidente, nunca deixou de receber quem quer que fosse em seu gabinete”, do Corregedor-Geral de Justiça, desembargador Célio César Paduani. 

“Uma relação institucional plena, prazerosa e com harmonia. Dizem que a gratidão é a primeira virtude que envelhece, mas vamos tentar fazer com que isso não aconteça”, do procurador de Justiça Pedro Vasquez, em nome do Ministério Público, pelo bom relacionamento de Sérgio Resende com promotores e procuradores. 

“Sérgio Resende será um exemplo, sempre presente na memória de todos”, do  procurador do Estado Danilo Antonio de Souza Castro,  em nome da Advocacia-Geral do Estado. 

 

Agradecimento

 

Sérgio Resende agradeceu pelas homenagens e se confessou feliz. “Há o momento da chegada e também o da partida. É o curso natural da vida. Há que se renovar, se arejar. Estou tranquilo e, na minha consciência, sei que busquei fazer o melhor”., disse aos diversos magistrados, advogados e servidores presentes às homenagens. Presente também esteve no salão da Corte Superior a esposa do presidente, a também sacramentana, Tânia Resende.

No dia seguinte às homenagens, quinta-feira, 27, Sérgio Resende, inaugurou, a Galeria de Retratos dos Ex-Presidentes do TJMG. No local, ficarão expostos os retratos de 45 desembargadores que presidiram o Judiciário estadual desde a criação do Tribunal, em 1874.  Na oportunidade, o presidente  destacou a importância da memória e do reconhecimento daqueles que ajudaram a construir a história da Justiça de Minas. “A memória de uma instituição ou de um povo representa uma fonte de ensinamentos”, afirmou. Ele lembrou que os ex-presidentes do Tribunal – alguns deles presentes à cerimônia – em épocas diferenciadas, enfrentaram inúmeros desafios. “A cada final de mandato, há o conforto pelas realizações e o desconforto por tudo o que ainda está por fazer. Daqui a poucos dias, minha foto também estará aqui estampada”, destacou.

Na quarta-feira 2, o desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa, tomou posse no cargo de Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, “as 17h30, no Salão do I Tribunal do Júri. Na próxima segunda-feira, 7, será o jantar em comemoração à aposentadoria de Sergio Rezende.