Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramentano é eleito presidente da CISAM

Edição n° 1193 - 19 Fevereiro 2010

O biólogo Marinho Martins Severino Segundo, lotado na secretaria de Saúde local, é o novo presidente do Conselho Intermunicipal de Saneamento Ambiental – CISAM. Eleito na última quinta-feira, 4, pelos representantes dos 20 municípios que compõem o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e a AMVAP - Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba, que trabalham em conjunto, em entrevista a este jornal, Marinho disse que dará prioridade às seguintes questões: tornar o conselho mais atuante, fazer reuniões itinerárias, visitar os municípios com problemas nas áreas de saneamento, promover encontros e seminários visando o desenvolvimento sustentável, auxiliar nas questões ambientais dos municípios que compõem o CISAM/AMVAP.

Durante a reunião, a representante do Instituto Caiapônia, Cristina Garvil fez uma apresentação, mostrando a importância dos comitês de bacias hidrográficas, que têm a finalidade de promover e garantir a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, Wilson Shimizu, falou sobre as ações desenvolvidas pelo Comitê, criado em 1988, abrangendo aproximadamente um milhão de habitantes.  

O secretário de Saúde, Edward Meireles, viu a eleição de Marinho como motivo de orgulho para a cidade. “É um biólogo da secretaria de Saúde, que vem desenvolvendo várias atividades no campo da saúde ambiental, buscando o melhor para a saúde e o meio ambiente. A presença desse profissional na presidência do CISAM irá contribuir muito para o desenvolvimento e concretização de ações na saúde, saneamento e meio ambiente  ampliando a relação do município de Sacramento com as outras cidades integrantes do conselho”.

 

O que é CISAM 

É um conselho de caráter consultivo composto por municípios da área de jurisdição da AMVAP, e atua na área de saneamento nas áreas de Água, Esgoto, Resíduos Sólidos, Drenagem Pluvial e Controle de Vetores, seus membros são indicados e credenciados pelos Prefeitos.  O CISAM tem como objetivos:

. Promover encontros seminários e outros eventos que possibilitem discussões e troca de experiências, visando o desenvolvimento sustentável.

. Desenvolver ações participativas visando o fortalecimento do saneamento ambiental nos Municípios.

. Zelar pela efetivação da municipalização do saneamento ambiental, através de um processo que garanta recursos financeiros aos Municípios para que estes possam, de forma efetiva, executar ações que beneficiem a toda população.

. Acompanhar as políticas de Saneamento Ambiental, a nível regional, com representação em instâncias decisórias, até a concretização de planos, programas e projetos respectivos.

. Levantar e transmitir aos Municípios o máximo de informações que possibilitem a obtenção de recursos financeiros e técnicos, buscando a ampliação de repasse de recursos para o setor de saneamento ambiental dos Municípios.

. Com a participação de todas as entidades ligadas ao setor, criar e viabilizar processos de aprimoramento visando, preferencialmente, o atendimento à população carente, e ao incremento da diversificação das ações sociais de educação ambiental.

 

 Relação entre CISAM, AMVAP, CBHs e AMVALE

 

O CISAM é um conselho que atua na área de jurisdição da AMVAP, tem a responsabilidade de auxilia-la em sua missão de, “Ser a fonte de aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal, visando a ampliação da capacidade administrativa, técnica e financeira dos municípios e o crescimento dos setores sociais, econômicos e de infra-estrutura; respeitando a autonomia municipal. Os CBHs – Comitês de Bacias Hidrográficas, têm por finalidade promover e garantir a gestão descentralizada e participativa dos

recursos hídricos na bacia hidrográfica e auxiliar os municípios no desenvolvimento sustentável. Essa relação CISAM e CBHs é importante e acontece quando as duas entidades buscam determinar autonomia de gestão participativa aos municípios. 

 

Diretoria do CISAM/AMVAP 

 

Presidente- Marinho Martins – Sacramento; Câmaras Técnicas: Água – Ana Paula Pereira Ribeiro – Tupaciguara; Esgoto – Volnei Ferreira de Paiva – Capinópolis; Resíduos Sólidos – Fernando Alves Junqueira – Prata; Drenagem Pluvial – Cristina Garvil – Ituiutaba.