Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Os 80 anos de dona Rosa

Edição nº 1203 - 30 Abril 2010

Rosa Recidive Borges completou 90 anos, no dia 29 e a data foi comemorada com alegria junto aos filhos, Élcio (Dulcina), Hélio (Vera), Edson (Regina), Nilza (Mário, de saudosa memória) e Nilda (José Cassimiro), netos e bisnetos. 

Natural da região de Toscana, mais precisamente de Castiglione Di Garfagnana,  província de Lucca, na Itália, filha de Adamo Recidivi e de Chiara Pioli, dona Rosa chegou ao Brasil, em 1922, com  apenas 2 anos, junto com  os irmãos Aladino e Domenico. Após uma breve passagem por São Paulo.a família  rumou para Sacramento para encontrar os parentes, as irmãs  Maria Recidivi, (Ostilio Cerchi) e Stelina (Generoso Lenza), que anos antes vieram para o Brasil, com os irmãos Adamo e Modesto. Os irmãos retornaram a Itália, elas fincaram pé nas terras do Borá e receberam Adamo, a esposa e os filhos anos mais tarde. 

Viúva de Manuel Nunes Borges, mais conhecido por Manuel Barbeiro, Rosa muito trabalhou na criação dos filhos, conquistando muitos amigos ao longo desses 88 anos, em Sacramento. Quituteira de mão  cheia, Dona Rosa sempre primou pelas habilidades culinárias herdadas da família, destacando-se principalmente nos pratos italianos, como 'tortelli', 'inhoque', a tradicional macarronada com massa caseira, ´polenta caciata´, 'rizzoto', etc. que estão vivíssimos nas mentes dos filhos e amigos que os degustavam, pois dona Rosa, sempre gostou de reunir a família. 

Dona Rosa é uma autêntica 'mamma', forte e firme com todos que com ela convivem. A boa memória ainda guarda lembranças da infância e dos antepassados e das alegrias vividas, dos amigos conquistados, vizinhos  e pessoas que conheceu. 

Hoje, no alto de seus 90 anos, dona Rosa é exemplo para os filhos, genros, noras, netos, bisnetos, para os amigos e a sociedade de modo geral. Pela sua garra e fortaleza, dona Rosa recebe o carinho dos filhos que dizem 'parabéns por esta data tão expressiva, que nos traz boas lembranças e revigora a sua energia, sua capacidade de sonhar, depois de uma vida nem sempre fácil, que serve de exemplo para todos nós!”