O motorista aposentado, Wilson De Fáveri, 76, presidente do Conselho Fiscal da Associação de Folias de Reis de Sacramento, morreu na manhã da terça-feira, 1º, em Uberaba, após se submeter a uma cirurgia abdominal. Wilson sofreu um aneurisma abdominal, em casa, por volta das 2h00 da madrugada de domingo. Na Santa Casa, recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para Uberaba, onde passou por cirurgia, mas não resistiu, vindo a óbito às 5h30 da manhã da terça-feira, 1º de junho.
Tradicional folião de Santos Reis na cidade, capitão da Companhia Nova Estrela, Wilson tinha estado na cantoria, numa festa em louvor aos santos, na Jagurinha, de onde retornou por volta das 22h00. O seu corpo, coberto com as bandeiras da Associação de Folias de Reis e do Cruzeiro Esporte Clube, foi velado no Velório Bonatti por familiares e amigos. Após as exéquias proferidas pelo pároco, Pe. Eduardo, foi enterrado no Cemitério S. Francisco de Assis, às 18h00.
De acordo como filho, Luiz de Fáveri, 53, o pai tinha duas paixões, a Folia de Reis e o time do Cruzeiro. “Toda vida papai foi devoto de Santos Reis, a gente era criança e ele saia para cantar folia. Toda vida ele teve essa devoção. Ele está feliz, porque foi com as bandeiras a Associação e do Cruzeiro e todos os companheiros do grupo de Folia que cantavam com ele, o acompanharam. Ele está feliz com certeza”, diz emocionado.
Para Antônio Claret Scalon, Polaco, presidente da Associação, essa é mais uma perda muito grande para a Folia de Reis em Sacramento. “Wilson é um dos fundadores do Encontro Regional de Folias de Reis e da A associação e era membro da diretoria. É uma perda grande. Queríamos fazer uma homenagem, a folia ia cantar, mas eles não conseguiram. Seu Bertulino tocou o hino dos Três Reis com o acordeon e uma caixa foi acompanhando até o túmulo. É uma perda irreparável. Não há como repor. A morte dele doeu em todos os foliões”, lamenta.
Wilson de Faveri era viúvo de Ana Alves De Faveri, falecida há 16 anos e deixa 8 filhos: Antônia (Miguel), Ângela (Menerval), Luiz (Lúcia), Paulo (Sandra) Márcia, Luciana (Sergio) e Ana Lúcia, deixa também 13 netos e 7 bisnetos.
A família agradece as condolências dos familiares e amigos e convida para a missa de sétimo dia, que será celebrada neste domingo, 5, às 19h00, na Igreja de Nossa Senhora D'Abadia.