Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Fieis lotam Basílica na ordenação de Dom Majella

Edição n° 1195 - 05 Março 2010

 

O missionário redentorista, Mons. José Luiz Majella Delgado, foi ordenado bispo em cerimônia realizada na Basílica Nacional de Aparecida,dia 27 último, em concelebração eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Mariana (MG),  Dom Geraldo Lyrio Rocha, e com a participação de milhares de pessoas.

Outros 25 bispos e mais de uma centena de padres participaram da cerimônia.  Também outros religiosos e religiosas, oblatos, familiares do ordenante, autoridades e  amigos fizeram coro às vozes do maravilhoso coral de Apaprecida.

No final da homilia, o ordenante principal, dom Geraldo Lyrio Rocha, exortou o novo bispo a ter um coração de pastor que cuida do povo com amor. “O ministério episcopal é cruz, mas é também graça”, disse dom Geraldo ao novo bispo.  

 A  emoção tomou conta dos milhares de fieis que lotaram o  santuário.  A cada gesto a emoção crescia.  E as lágrimas afloraram em dois momentos singulares.  O primeiro,  após a entrega do báculo pastoral, ao som do hino A barca:  Senhor, tu me olhaste nos olhos. A sorrir, pronunciaste meu nome. Lá na praia eu larguei o meu barco, junto a ti buscarei outro mar. 

O segundo, aconteceu logo após o rito da comunhão, ao ser entoado o Te Deum (Hino litúrgico atribuído a Santo Ambrósio e a Santo Agostinho, usado para expressar o arroubo de fervor). Nesse momento,   Dom Majella  circundou o presbitério acenando e abençoando todo o povo de Deus. 

 

 

Alegria reinou na confraternização

 

Uma grande festa no subsolo da Basílica Nacional reuniu o clero e amigos de Dom Majella, que teve uma entrada triunfal com o traje rosáceo. Um vídeo elaborado pelos redentoristas, mostrou a sua trajetória desde criança, passando pela vida de padre até chegar ao episcopado e, logo após uma rápida coletiva à imprensa, seguiram-se os cumprimentos dos mais de 600 convidados. 

Sacramento estava lá representada pelos oblatos Sandra Maria Almeida e Walmor Júlio Silva, acompanhado de sua esposa, Maria Luisa Silva Melo, e velhos amigos dos redentoristas: Arlete Jerônimo, Armando Jerônimo de Melo e a sua mulher Maria Ângela Silva Melo, Cleuza Maria Crispim, Izabel da Silva, Letícia Soares, Mara Rúbia, Soares e Maria da Graça dos Santos (irmãs franciscanas de Nossa Senhora do Amparo),  Maria Aparecida de Souza (Cida), Maria Elena de Jesus, Maria Lúcia, Manzan, Maria Lúcia Jerônimo Borges,  Marlene Félix, , Rosângela Bianchi e os motoristas Célio e João Carlos, que levaram o carinho dos sacramentanos e a mensagem do prefeito Wesley De Santi de Melo, através de uma placa com os dizeres: SERVIR POR AMOR foi o que Vossa Excelência Reverendíssima  fez em Sacramento, durante a sua peregrinação por aqui. Seus dons derramados  sobre nós permanecerão para sempre. Que Na. Sra. do Patrocínio do SSmo. Sacramento seja sua advogada e protetora. Parabéns ! Wesley De Santi de Melo, Prefeito Municipal, Sacramento-MG, 27 de fevereiro de 2010.

Também o ex-prefeito, José Alberto Bernardes Borges, acompanhado do  motorista Airton, esteve no Vale do Paraíba pra abraçar o amigo e presentear Dom Majella com uma belíssima imagem de são Miguel. 

 

 

 

 Dom Majella: “O caminho para minha santidade passa agora pelo episcopado” 

 

Visivelmente emocionado, porém com a serenidade de sempre, Dom Majella, falou aos fieis na Basílica e aos milhares que acompanhavam pela mídia televisiva e virtual. “Procurei rezar muito para esse momento dessas palavras,  para que o espírito de Deus me iluminasse, para que eu pudesse expressar  para todos vocês a alegria do meu coração. Mas eu não consigo expressar tudo aquilo que rezei, por isso  vou resumir apenas numa frase, Deus lhes pague, a todos vocês. 

Agradeço a Deus pelo  dom da minha vida. Agradeço a Deus por ter me chamado para esse ministério episcopal. Eu tenho a consciência de que esse chamado brotou do coração de Deus e não há mais retorno para mim.  Não tem mais volta. O caminho para minha santidade agora passa pelo episcopado. Agradeço a minha família, papai e mamãe, que tenho certeza de que junto de Deus estão conosco. 

De papai, eu trago no coração a confiança da sua fé, quando me disse: 'Tudo o que Deus faz é bom'. E de mamãe todo o testemunho de que a vida é bela. E é isso o que eu quero passar para vocês. Tudo o que é de Deus é bom. A vida é bela. 

Agradeço à Congregação Redentorista por ter me acolhido há 40 anos, por ter me ensinado a ser um  homem de Deus e ter me ensinado também a ser padre. Agradeço à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que me acolheu e que me leva agora a viver uma comunhão eterna com os meus irmãos bispos. Agradeço por terem acreditado na minha consagração e me oferecerem espaço. Agradeço a diocese de Jataí por me acolher, por confiar em mim.

E, finalmente, agradeço a todos vocês que aqui se encontram, expressão linda da Igreja, vocês me ajudaram a ser padre. Vocês são testemunho e, sobretudo, nesta noite aqui,  estão dizendo sim, para que eu possa ser um bom bispo e assim responder com fidelidade e alegria o chamado de Deus e a confiança da Igreja, na pessoa do santo Padre, o Papa Bento XVI, que confia a mim o ministério episcopal. Deus lhes pague, ajudem-me a servir a todos por amor”, disse, sendo em seguida  ovacionado por  todo o  povo. 

 Dom Majella foi chamado e nomeado para o episcopado no dia 16 de dezembro, no tempo do advento, tempo de espera e esperança, preparando-se alegremente para a vinda do Senhor no Natal.  A posse na diocese de Jataí, será neste sábado, 6 de março, às 10h00. Ele sucede a Dom Aloísio Hilário Pinho, que pediu renúncia por ter completado 75 anos. Dom Aloísio também participou da ordenação de seu sucessor. 

Às  caravanas de Jataí que participaram da ordenação de seu novo bispo, Dom Majella disse: “A presença de vocês significa para mim que vocês confirmam, junto comigo, essa missão e me acolhem com carinho como pastor”, disse. 

 

“Ao povo de Sacramento, povo que está no meu coração” 

 

 Durante a coletiva, em entrevista ao ET Dom Majella deixou sua mensagem aos sacramentanos. “Ao povo de Sacramento, povo que está no meu coração, a minha palavra é de eterna gratidão. Os  anos que vivi em Sacramento foram um período de muito crescimento, de maturidade para a vida. em Sacramento fui aprendendo a ser bom padre, a ser redentorista, a abrir o meu coração para o povo de Deus. Sacramento marcou a minha vida de padre, marcou a minha vida de missionário, porque minha vivência  ali foi uma ação missionária. Eu quero agradecer a todo o povo de Sacramento, ao prefeito Wesley por essa homenagem, por esse momento, pelo carinho e atenção. Eu devo muito à prefeitura de Sacramento, porque nos anos que vivi ali no Seminário, tudo o que pedi em nome da Congregação a prefeitura nunca nos fechou as portas, sempre acolheu com o carinho próprio do povo de Sacramento. 

Repito, na pessoa do prefeito Wesley De Santi de Melo, quero abraçar cada sacramentano, na certeza de que nós continuamos uma missão muito linda. Vamos continuar a transformar Sacramento numa cidade maravilhosa, uma cidade de amor, de paz, uma cidade onde sempre prevaleça a justiça, mas sobretudo, numa cidade de fé. Sacramento nos passa isso. Que Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento abençoe a todos, o vigário padre Valmir que está à frente do povo de Deus, os leigos que estão à frente das pastorais, que abençoe a comunidade de Sacramento, todo o povo que professa a fé em Deus. 

Desejo a vocês, muita alegria e paz, tenham sempre a esperança no coração. Nunca desanimem. Um dos hinos de Sacramento, muito bonito,  diz isso: “Vem, vem viver em Sacramento, ser feliz um só momento'. Ele nos convida a viver em Sacramento, porque lá é a terra da bondade, de um povo fervoroso a quem sou muito grato. A todos, o meu muito obrigado e o meu abraço.”