Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

D. Majella trabalhou seis anos em Sacramento

Edição nº 1194 - 26 Fevereiro 2010

Mineiro de Juiz de Fora, Dom Majella nasceu em 19/10/1953, filho de Adalmira Cunha Delgado e José Luiz Delgado e foi criado ao lado de cinco irmãos.  Com pouco mais de 15 anos, ingressou no  Seminário Santo Afonso, em Aparecida. Após concluir os primeiros estudos, partiu para Lorena para os estudos de  Filosofia nas Faculdades Salesianas entre 1973 a 1975. O Noviciado para a Vida Religiosa Redentorista em 1976, foi na casa no Jardim Paulistano, em São Paulo e no ano seguinte fez a Profissão Religiosa como Redentorista. Três anos mais tarde, em  31/06/1980, fez a Profissão Perpétua e logo,  pouco mais de um mês depois,  foi ordenado diácono no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida por Dom Lelis Lara, então bispo auxiliar de Itabira-Coronel Fabriciano (MG).

No dia 14/03/1981, foi ordenado sacerdote, na Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Volta Redonda-RJ, pela imposição das mãos de  Dom Waldyr Calheiros de Novaes, Bispo de Volta Redonda.

Nos 28 anos de vida sacerdotal, até a sua nomeação episcopal, exerceu várias atividades nas comunidades redentoristas onde residiu, quer como diretor e formador de seminários, inclusive em Sacramento, em 1986/92; vigário cooperador, incluindo a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento; Superior e Diretor do Alfonsianum (Instituto Redentorista de Estudos Superiores, em São Paulo (SP); dentre outros.

Mas em todo esse tempo de atividades religiosas,  dedicou-se aos estudos, acumulando diplomas e conhecimentos. É licenciado em Estudos Sociais e em Filosofia, pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras de Lorena; bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo- Itesp, São Paulo (SP); curso de Espiritualidade (Cetesp, CRB Nacional), no Rio de Janeiro – RJ e fez especialização em Teologia Litúrgica, na Pontifícia Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção, em São Paulo (SP) e curso de Espiritualidade Redentorista (em Roma, na Itália).

Nos últimos anos, Dom Majella era subsecretário da CNBB.