Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Franciscanos reúnem-se em Sacramento para Semana Monástica


O Mosteiro Santa Maria dos Anjos na Providência de Deus está mais movimentado do que o costume. Não estão lá apenas as crianças do Educandário Santíssimo Redentor assistidas pela casa. Mais 17 freis franciscanos que vieram de diversas casas da Congregação estão em Sacramento para a Semana Monástica. “Das nossas 25 casas, a única que tem um mosteiro é a de Sacramento, por isso sempre nos reunimos aqui para a Semana Monástica, justificou o guardião da casa, Frei Pedro Caetano da Silva, que retorna à cidade, depois de seis meses trabalhando fora com um grupo de noviços.

“Retornei com o propósito de ficar, mas o importante da minha saída daqui por quase seis meses foi trabalhar com os noviços que se vestiram no dia 8 de dezembro. Estamos na Semana Monástica, por isso estamos reunidos aqui para contemplação, reflexão, interiorização e, paralelamente, estamos encerrando as atividades com as crianças com uma exposição dos trabalhos”, explica mais Frei Pedro.

Durante a Semana Monástica, além dos momentos de reflexão, oração e contemplação na capela, os freis estão envolvidos com as atividades da casa, que vão desde trabalho na cozinha, na limpeza da casa, na horta agrícola, nos jardins e na comunidade, onde preciso for.

A exposição dos trabaçhos

Frei Ângelo Barbosa que está em Sacramento há oito meses e assumiu a casa na ausência do guardião Pedro, fala sobre a exposição dos trabalhos. “A exposição é uma resposta à sociedade, por isso estamos mostrando de tudo um pouco, vários tipos de artesanato como bordados, pinturas, bisquís, enfim, o resultado do trabalho com as crianças”, diz, informando mais, que a Educandário encerra o ano com cerca de 80 crianças freqüentes, que foram assistidas por 13 funcionários, sete cedidos pela prefeitura e outros seis mantidos pela casa.
A exposição foi aberta no dia 7 e segue até o dia 20, mas o ponto alto foi a missa em ação de graças, celebrada no mosteiro, às 18h30, do dia 15, com a participação das crianças e familiares, pessoas da comunidade, funcionários e voluntários e da Banda Mirim ´João Magnabosco´, comandada pelo maestro Paulo Constâncio da Silva, que executou os cânticos da missa, ao lado do coral do Educandário, regido pela profa. Cláudia Cruvinel.
As crianças entram em recesso esta semana e, nesse período, estaremos elaborando o planejamento do ano de 2007, coordenado este ano pela irmã Divina Gonçalves Pinheiro, da Congregação São José de Cluny. A atual coordenadora pedagógica, Ir. Célia Maria Tomoko Saito vai trabalhar no |Piauí, onde as irmãs abriram um casa.

De acordo com Frei Pedro, no início desse ano, houve uma reviravolta na casa com a saída de Frei Domingos Pereira, da coordenadora Irmã Idalina e da pedagoga, Lindaura Lopes. “Houve um atraso em nossos trabalhos até março pela saída de três educadores envolvidos diretamente com o trabalho. Tivemos que começar do zero, mas graças a Deus, retomamos o ritmo. E, fora isso, o saldo foi positivo, ganhamos pessoas novas na Congregação e estamos aí prontos para o planejamento para 2007”, disse, otimista.

Também, Ir. Célia Maria, que parte no início do próximo ano para Raimundo Nonato (PI), faz uma avaliação positiva do trabalho. “Tirando as dificuldades de início, pra quem está chegando, esse ano foi muito bom, porque tivemos a participação de toda a equipe, a presença constante e o apoio dos freis, a participação das famílias e da comunidade. Foi muito proveitoso. Mas agora devo ir para um lugar onde precisam mais de mim”, avaliou, com sua evangélica modéstia.
Na verdade, Ir. Célia é uma grande educadora. Dirigiu outras casas da Congregação e foi por cinco anos diretora da Casa Infanto Juvenil S. Vicente de Paulo, a CIJU de Sacramento, em meados da década de 90, sendo substituída por Ir. Gracinda da Piedade Alberto.