Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Figueira nasce sobre um poste

A força da natureza está presente no dia-a-dia e, felizmente, ainda há aqueles que a percebem, como Antonio Donizete Gabriel Dias, 42, que fez questão de mostrar a repórteres deste jornal essa força, que vem de uma figueira, na rodovia da Gruta dos Palhares, próximo à entrada da ETA - Estação de Tratamento de Esgoto.

Segundo Antonio, que diariamente passa pelo acostamento, a figueira tem 15 anos, completos em agosto, mas o detalhe é que ela nasceu em cima de um poste de madeira, que leva telefone para a vila Simpson. “Essa figueira nasceu em 1991. Eu passo aqui diariamente, desde 1991.

Era um dia de agosto e vi uma folhinha na ponta do poste. Ela foi crescendo, crescendo, envolveu o poste. O pessoal colocou outro poste e ela está envolvendo-o também”, mostra, contando histórias. “Uma época eles tentaram cortá-la, aí o professor Juca (José Gonçalves Cintra) viu e não deixou.

Quando fizeram a entrada para a ETA, andaram mexendo nela também, mas acabaram optando por esse meio trevo para protegê-la e aí está ela”, diz, mostrando outra imensa figueira, já do lado dentro da ETA. “Ali está a mãe, algum passarinho deve ter pego semente de lá, botou no poste e nasceu a filha.

Agora vamos ver até quando ela resistirá aqui. Ela, talvez prá sempre, mas a saga destruidora do homem é muito grande. Como a figueira é arvore muito grande, com um grande diâmetro, logo vão achar que ela está impedindo o caminho”, pondera.

Segundo Antonio, Figueira não é madeira de lei “é madeira branca, leitosa, mas serve de alimento para morcegos, pássaros, mas não tem dúvida de que é uma árvore que deve ser preservada. “Ela tem história”, defende.

Prefeitura desmata

A Prefeitura da cidade, num ato impensado, como vem fazendo com árvores da cidade, conforme denunciaram moradores, em outra edição mostrada por este jornal, agora investiu na destruição de árvores de lei na rodovia da Gruta dos Palhares. O chefe do IEF local denunciou o fato na regional e lavrou o crime.