Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Faculdade foi criada em 2003, pelo prefeito Biro


A primeira notícia sobre a criação da Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Sacramento foi dada por este jornal na edição de 19 de janeiro de 2003, quando a então secretária de Educação do município, Mariléia Abadia Alves Martins anunciou à imprensa que o ex-prefeito Nobuhiro Karashima, representando o poder Executivo, assinou convênio com a Universidade Antônio Carlos, de Barbacena, para instalação em Sacramento do Curso Normal Superior.

“O prefeito Biro consolida mais uma de suas promessas”, afirmou a secretária ao dar a notícia , informando mais que o vestibular seria dia 1° de fevereiro, às 8h00, na EE Sinhana Borges e o início do ano letivo previsto para o dia 10 de fevereiro. O curso teria duração de três anos, funcionando no turno noturno, provisoriamente, na EE Sinhana Borges, até ser instalado no Centro da Juventude, com mensalidade de R$ 130,00.

O projeto de lei remetido à Câmara pelo prefeito foi aprovado por unanimidade pela casa, com efetiva participação da então presidente da Câmara, Hilma Terezinha Nascimento. Segundo Abigail Bracarense, cuja participação na criação daq faculdade foi também expressiva, Hilma foi a grande intelocutora da proposta ao prefeito Biro, que culminou com a criação da Faculdade.

Vestibular

Sacramento realizou, no último domingo,9, o primeiro vestibular de sua história. “A Faculdade do Curso Normal Superior é uma realidade em Sacramento” - disse a este jornal, a secretária de Educação, Mariléia Abadia Alves Martins, que acompanhou a aplicação das provas na EE Sinhana Borges, para 108 inscritos. No dia 03 de março aconteceu a aula inagural.