O professor de Educação Física, Hermínio Nunes, técnico de Atletismo, pós-graduado em Treinamento de Alto Rendimento e Fisiologia do Exercício, esteve em Sacramento no último final de semana para dar início ao projeto 'Atletismo, da Iniciação ao Alto Rendimento', na Praça de Esportes, com a presença de apenas três dos nove selecionados pelo técnico no primeiro encontro.
Lamentando a ausência, Prof. Hermínio conversou mais uma vez com o ET, demonstrando seu peculiar otimismo. “Conseguimos encontrar alguns alunos que a curto prazo podem apresentar resultados e estamos aqui nesta luta que é meio desigual, mas estamos para transpor todas as barreiras possíveis”, afirma, esclarecendo que a luta é desigual pela cultura, não só do município, mas do país.
“Falta trabalho e alguém para pôr a cara a tapa. Eu acredito que é dando que se recebe, mas no país é o contrário, é recebendo para dar alguma coisa. E a nossa expectativa é de que quem trabalha merece resultados, por isso não poupamos esforços para trabalhar a nossa proposta”.
Nunes conta com a ajuda de dois professores de Educação Física lotados na Secretaria de Esportes do município, Fernando Martins e Juliender Oliveira. “Eles vão trabalhar os atletas e periodicamente estarei aqui, porque estou definindo alguns negócios em Brasília e assim que se concretizar vou estar em Sacramento mais amiúde”, informou o professor.
Leidiana Borges Alves, que no STC dava total apoio ao filho do atleta Gustavo Henrique Borges da Matta, comemora a iniciativa. “Muito bom, porque na nossa época eram poucas as oportunidades de praticar esportes de quadra, e atletismo nunca houve. Eu não sabia do que se tratava, o professor chegou, explicou e achei muito importante. São nove atletas selecionados e uma pena estarem aqui apenas três”, lamenta, conclamando a juventude para agarrar a oportunidade.
“- Acho que os jovens deveriam sim aproveitar esta oportunidade. Na nossa época, até poderia ter gente com potencial na cidade, mas não tivemos esse apoio. Então, se há essa oportunidade, agarre e vá em frente” - incentiva Leidiana, que fez capoeira há muitos anos e hoje é professora dessa arte. “Na capoeira ainda me garanto, gosto de futebol, cheguei a jogar, mas hoje é só capoeira”.
No último sábado, para o início dos treinos na Praça de Esportes, estavam presentes os atletas, Pedro Augusto Martins Peres, para treinos de lançamentos de longa distância; Hillary Cristina da Silva Costa e Gustavo, aptos para salto em distância, em altura, com barreiras e também corrida de velocidade.