Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

TJ-P x Termir, Cantinho da Zeli x IDB disputam final do Copão de Férias

Edição nº 1605 - 12 de Janeiro de 2018

Festa do futsal sacramentano no Marquezinho na noite desta sexta-feira 12, com a final do Copão de Férias  2017/18.  No primeiro jogo, entram em quadra  as equipes Cantinho da Zeli x IDB, pelo grupo B e, às 21h horas, TJ-P/Café Marques da Costa x Termir/Lumens. As duas partidas prometem muita garra e emoção. Mas na verdade, a movimentação no Ginásio Marquezinho inicia às 18h, com a Copinha Futsal, com a disputa do terceiro lugar da Copinha Sub-15 e a final às 19h. 

 

Copão de Férias chega ao final 

Depois de 76 partidas, iniciadas no dia 4 de dezembro, o Copão de Férias encerra nesta sexta 12, levando ao Marquezinho muita emoção. Cerca de 28 equipes; cinco do grupo de elite e 23 do grupo B, disputaram uma maratona de jogos: 20 pelo grupo A e 56 pelo B com direito a goleadas.

Pelo grupo A, as equipes Circuito FC, Atlético/Visafi, TJ-P/Café Marques da Costa, Termir/Lumens e Bonde dos Sem jogaram entre si em dois turnos, com TJ-P/Café Marques na liderança. A equipe sofreu apenas uma derrota e um empate ao longo do campeonato e confirmou a liderança com 19 pontos, nessa quinta-feira 11, na partida TJ-P 5x4 Circuito. Termir/Lumes, classificou-se com 16 pontos e a final promete ser um jogaço...

Na classificação final, Bonde dos Sem é o terceiro da tabela com 10 pontos, Atlético/Visaf termina em quarto lugar com 7 e Circuito fecha a classificação com 6 pontos.

O Grupo B, disputou o Copão com todas as fases: classificatória, oitavas, quartas e semifinal, disputada nessa quinta-feira 11. No primeiro jogo, Cantinho da Zeli bateu o Só Capim Canela por 6x2 e o segundo jogo, IDB x Imperial Cafeteria terminou o tempo normal empatados, 2x2, mas na decisão pelos pênaltis, deu IDB, 2x0. Imperial perdeu os dois pênaltis, o primeiro um petardo no canto direito do goleiro do IDB que deu sorte, caiu no canto certo e fez linda defesa. Já o segundo pênalti da Imperial... sem comentários!! O IDB, como deve ser, mandou dois tijolaços, sem chances. 

 

Punições históricas para atletas violentos

Mas, se por um lado as equipes brilharam em quadra, o Copão termina com um saldo negativo de violência em quadra por parte de atletas e técnico. Foram duas punições históricas no futebol local, que somam 1.440 dias de suspensão, sendo 1.080 dias de suspensão depois do entrevero na partida do dia 2/1, entre Atlético/Visafi e TJ-P/Café Marques da Costa, do grupo de elite.

 O atleta Jonathan Robert Saboia Martins está suspenso 1.080 dias, impedido de participar de qualquer competição promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, entre 9/1/2018 a 3/1/21. (Artigo 56.3.3 - Praticar violência física contra jogadores ou espectadores. E, 9.1 - Assumir em praças desportivas, antes, durante ou depois da competição, atitude contrária à disciplina ou à moral esportiva).

 Já o dirigente do Atlético/Visafi, Fabiano Resende Rodrigues está suspenso 360 dias, no período de 03/1/18 a 28/12/18. (Art. 56.7.2 – Agressão ou tentativa de agressão física a delegados, árbitros, auxiliares, treinadores, dirigentes, atletas ou membros da organização).

 Além de Jonathan e Fabiano mais duas punições menores na mesma partida: Gustavo Werix Mião cumpriu  suspensão nos jogos dos dias 5 a 9 de janeiro e Leomar de Paula Martins, no jogo do dia 8/1, ambos por comportarem-se ou adotarem atitudes antidesportivas (Art. 56. 1.3). 

Marzola comemora realização do campeonato e promete punir atletas violentos com rigor 

O secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas (Marzola) (foto) faz uma avaliação positiva das partidas dessa quinta-feira 11. “Um grande público prestigiando os jogos nessa reta final, com jogos eletrizantes e disputados até o último minuto. Nesse Copão temos equipes de muito alto nível”. 
A novidade este ano é que Cantinho da Zeli e IDB sobem para o grupo de elite, que por sua vez não perderá equipe, isto é, ninguém cai, até por razões óbvias, são apenas cinco equipes e, conforme o secretário de esportes, a ideia é aumentar o número de equipes. 
“- Vimos que as equipes que sobem não disputam o Copão A. E foi o que aconteceu no ano passado. As duas equipes que subiram não montaram times para o grupo A e ficaram no B. O campeão do Copão de Inverno, não participou deste Copão de Férias. Então,  para dar um equilíbrio nos dois grupos, ninguém do grupo A cai e além do campeão e vice do B, devem subir mais equipes. Ainda estamos estudando”. 

Secretário quer combater  violência
Sobre a confusão na partida do dia 2/1, entre TJ-P/Café Marques da Costa e Atlético/Visafi, Marzola lamenta. “Foi uma confusão feia, que começou com Jonathan agredindo Gustavo Mião, sendo expulso na hora, o que lhe daria um ou dois jogos de suspensão. Mas, mesmo fora de quadra, ele voltou, invadiu a quadra  e agrediu outro atleta pelas costas. Saiu da quadra, chutou o bebedouro e tentou agredir um atleta com um extintor. Por tudo isso, pegou 1080 dias de suspensão, pouco mais de dois anos”, explicou. 
Já o técnico Fabiano, do CAS - Clube Atlético Sacramentano, ele agrediu o atleta Leão com um golpe de cabeça, a la Zidane, e acabou suspenso 360 dias. Gustavo Mião e Leomar Martins que se envolveram em confusão em um canto da quadra, os dois tiveram penalidades menores”, explica mais, destacando a finalidade da punição. 
“- Tem que punir, se não vira bagunça. Queremos jogos com lealdade, somos todos da cidade, todos pelo esporte e agressão é a última coisa que queremos ver, basta a violência que vemos por aí no dia a dia, mas praticada por marginais, aqui não tem esse tipo de pessoa”, justifica. 
Marzola cita ainda os atletas Juliano Gomes dos Santos e Pedro Antonio de Melo Martins,  suspensos seis meses; o primeiro de  13/12/17 a 12/6/18 e o segundo, de 27/12/2017 à 26/06/2018. “Tem que ter disciplina, temos que preservar a integridade de todos. O esporte está aberto para todos, mas não vamos permitir violência dentro do Ginásio. Qualquer ato de violência será punido rigorosa e exemplarmente”, afirmou.