2018 está sendo o ano da Termir/Lumens Engenharia. Primeiro conquistou o título do Copão de Férias, em janeiro último, também contra a brilhante equipe TJ-P/Café Marques da Costa, que no último sábado 21, viu a Termir-se sagrar-se também campeã do Copão de Inverno e emplacar o segundo título do ano.
O jogo foi emocionante do princípio ao fim, com duas torcidas bem divididas e empolgadas. Fora alguns palavrões, que sujaram o comportamento de um grupo de torcedores, o público assistiu a uma das melhores finais da história do Copão. O TJ-P, com um grande time, saiu na frente e dominou a partida no primeiro tempo, 2x0, como se já tivesse antecipando a conquista do título. Que nada! A Termir voltou à quadra no 2º tempo com nova injeção de ânimo e dominou a partida, fazendo seu primeiro gol.
A partida prossegue com a equipe TJP reassumindo sua liderança no domínio até que fez o terceiro gol, selando para muitos de seus torcedores o resultado, 3 a 1. Era só segurar. Mas havia pela frente muito tempo e outra grande equipe adversária. E o jogo pegou fogo quando a Termir fez seu segundo gol. E foi à loucura quando, pouco depois, emplacou o terceiro, empatando em 3 a 3 o jogaço a poucos minutos da final.
Dona de uma grande confiança, os atletas da Termir, comandados pelo técnico Fernado Oliveira levam o jogo ao seu limite e decidem 'ganhar ou ganhar'... E não é que viram a partida fazendo 4 a 3, para muitos definida pelo excelente plantel da TJP quando fazem de início 2 a 0 e depois 3 a 1... Ou, no mínimo, levando a decisão para os pênaltis com o empate de 3 a 3. Mas, não, a vitória saiu mesmo no tempo regulamentar No finalzinho veio dos pés de Luiz Guilherme o o 4º gol. E veio o apito final. O resto é o resto. Foi só correr para o abraço.
Marcaram pelo TJ-P, os atletas Afrânio Marques (2), Mateus (1) e, pela Termir, Dedão (2) Carlão (1) e Luiz Guilherme (1).
Termir/Lumens Engenharia, sob o comando de Fernando Martins, sagrou-se campeã com os atletas: Luis Guilherme, Eduardo Xavier, Valdeir Júnior, Abinael Silva, Leandro de Paula, Mário Balbino, Julliender Reis, Rogério Silveira, Douglas Michael, Gustavo Mião, Danilo Cristiano, Leandro Alexandre.
A Termir conquistou também os troféus de Destaque, para Abinael Silva e o de Artilheiro, para Eduardo Xavier, que fez 10 gols no campeonato.
A equipe vice-campeã, TJ-P/Café Marques da Costa, comandada pelo técnico Kiko Bonfim e o auxiliar André Araújo disputou o campeonato com Marcelo Frois, Lucas Bonfim, Vinícius Marques, Afrânio Marques, Mateus Ferreira, José Elias, Bruno Junqueira, Matheus Eduardo, Nairon Bonette, Clarkson Leandro, Marcelo Oliveira e César Luiz.
É da TJ-P o prêmio de Melhor Defesa (goleiro menos vazado) para o atleta Clarkson com 16 gols.
Realce Acessórios é campeã do Copão de Inverno B
Invicta, a excelente equipe Realce Acessórios/Mirim Representações fez a preliminar contra a Lalau United e consagrou sua invencibilidade conquistando o título de campeã do Copão de Inverno B, na empolgante noite das finais do último sábado 21, no Marquezinho.
O jogo foi lá e cá... No tempo regulamentar o placar marcou 2 a 2, com gols de Túlio e Sebastião Jr pelo Lalau e Adriano e Rafael pelo Lalau United, o que levou a partida para os pênaltis. Nas cinco primeiras cobranças regulamentares a Realce fez todas, mas na última cobrança saída dos pés de Leomar, o goleiro da Realce defendeu, emplacando o resultado final do jogo em 7 a 6, e levando com isso o título.
A equipe campeã, Realce Acessórios/Mirim Representações, comandado por Ângelo Berlese Neto e Michel Eugênio, disputou o campeonato com os atletas Guilherme Sudário, Lucas Alcântara, Eduardo Vieira, Brínio Humberto, Richard Gabriel, Wesley Bizinotto, Michel da Costa, Jean Gilberto, Túlio Bigi, Fabrício Antonio, Thiago Zaidan e Sebastião Júnior. Também o título de Melhor Defesa é do Realce com 15 gols sofridos.
O vice-campeão Lalau United jogou com Wesley Abdala, Diovane Faria, Diego Florêncio, Douglas Santos Silva, Adriano Batista, Leonardo Lima, Jhonatan Wender, Rafael Oliveira, Leomar de Paula e Marcos Vinícius.
A equipe Só Capim Canela/PSA, eliminada na semifinal, levou o troféu de artilheiro com o atleta Igor Vinícius, que balançou a rede 11 vezes.
As duas equipes, Realce e Lalau conquistaram também o direito de disputar o próximo Copão no grupo de elite.
APAFS goleia adversários e conquista títulos do sub-15...
Com um placar elástico, 7 a 1, a Apafs sagrou-se campeã da Copinha sub-15,sobre a Escola Municipal João Cordeiro, estreante no campeonato, e que fez bonito, tanto que chegaram à final e são os vice-campeões da categoria.
Jogaram o campeonato pela APFS, os atletas Gabriel Henrique, Leonardo Alberto, Pedro Correa, Gustavo Florêncio, Eduardo Moura, Raul Archanjo, Anthony Cruvinel, Mateus Augusto, Leonardo Eugênio, Diogo Oliveira, Tiago Rezende, Noan de Paula, sob a orientação do treinador Juscelino André e o auxiliar João Victor Silva. O artilheiro também é da APFS, Eduardo Moura, com o maior número de gols, 18, nos campeonatos municipais realizados até agora.
Os atletas vice-campeões, da EM João Cordeiro, César Augusto, Victor Giovanni, Pedro Henrique, Lucas Rocha, Alexandre Ramos, Guilherme Coimbra, Thiago Lucas, Gilmar Oliveira, Pedro Elias, Alexandre Aparecido, Júlio César e Humberto Matheus, tiveram como treinador o professor André Afonso (Djé) e a auxiliar Marilda Souza.
... e do sub-13
Os atletas Alysson Vinícius, Fernando Camilo, Jean Júnior, Felipe Ferreira, Bruno Henrique, Danilo Augusto, Lucas Moura, Felipe Vieira, Pedro Donizete, Luiz Otávio, Anderson dos Reis, Miguel Bizinoto da APAFS comemoraram com o técnico Juscelino André, a vitória sobre o João XXIII por 13x2. Lucas Moura foi o artilheiro com 8 gols.
A equipe do João XXIII sagrou-se vice-campeã com os atletas, Gabriel Alves, Thiago Fernandes, Eduardo Julião, Marcos Júnior, Luiz Felipe, Kauã Manoel, Kauê Marcos, Jovane Goulart, Adrian Pereira, Francisco Pereira e Yan Pablo, comandados pelo técnico José Pereira.
A nova geração de atletas que está chegando e tem tudo para brilhar em quadra nas próximas competições, porque se mostraram disciplinados e talentosos, embora tenham disputado um número menor de jogos, mas ainda assim, valem o talento e a disciplina.
As equipes de base saem com as equipes completas. As cinco equipes sub-15 somam 16 cartões, sendo quatro atletas com dois cartões e os demais com apenas 1. E no sub-13, sete cartões amarelos, enquanto que no campeonato adulto, o grupo A terminou o campeonato com quatro suspensões a cumprir, uma delas de um ano, até, 9/7/19; já o grupo B terminou com seis suspensões a cumprir, uma delas até 25/12/18 e dois atletas excluídos do campeonato.
Técnicos e secretário avaliam positivamente o Copão
Para Ângelo Berlese Neto, técnico da equipe de futsal, Realce Acessórios/Mirim Representações, foi um campeonato difícil. “Não foi fácil, foram muitas equipes, todo mundo querendo ganhar, e nossa equipe chegou lá. Eu tenho que agradecer nossa equipe, que na verdade não é um time, mas um conjunto de amigos que se unem para jogar. Veja, começamos perdendo de 1x0, empatamos; depois 2x1, empatamos de novo e aí vêm os pênaltis que é difícil de prever, porque os melhores jogadores podem perder, mas chegamos lá com o resultado final 7 a 7, diz agradecido aos pais, Zeli e Mirim pelo incentio e oferecendo a vitória à vó Alcina, falecida naquela semana.
De acordo com Berlese, este é o terceiro Copão com a mesma equipe. Nos campeonatos anteriores formávamos o time, Cantinho da Zeli, mas cinco atletas já vêm juntos desde 2014 e acaba criando um laço de amizade e de união”, justifica.
Sobre a mudança de nome de Cantinho da Zeli para Realce, Neto explica: “Como Cantinho da Zeli, teríamos que jogar o Copão A e a equipe não está preparada. Veja bem, todo mundo gordinho, meio fora de forma, decidimos mudar o nome e continuar no Grupo B e deu certo”.
O Prof. Fernando de Oliveira Martins, técnico da Termir Lumens Engenharia atribui o mérito aos atletas. “Fizemos uma boa partida, os atletas deram o melhor de si. Não podemos tirar o mérito de Leandro Alexandre, que entrou e fez a diferença para nossa equipe, que estava perdendo. Foi um excelente jogo, mérito total dos jogadores, que são todos da cidade. Vale ressaltar que a equipe do TJ-P também é formada por atletas de Sacramento, o que abrilhantou ainda mais essa final. E, mérito também do Saulo Feliciano que investe nessa garotada, sem se preocupar com retorno, mas porque gosta do esporte e isso tudo leva ao título. Foi uma disputa emocionante”, declara e parabeniza a Secretaria de Esportes, por apoiar os atletas da cidade, base também da equipe de Futsal do JIMI.
O secretário Marcio Luiz de Freitas, o Marzola, coordenando os jogos e o cerimonial de entrega dos troféus e medalhas estava feliz com o resultado do Copão de Inverno. “Justificando que o Copão cresceu muito, comentou os jogos de sábado.
“- Tivemos, na verdade, cinco partidas, foi uma tarde esportiva maravilhosa que se estendeu até às 20h, quando fizemos as últimas premiações. Começamos às 14h com um amistoso de futsal entre as meninas que vão participar do JIMI, duas equipes de base, sub-13 e sub1-15. É uma forma de incentivar a meninada no esporte, além de duas das equipes na categoria adulta, A e B. E foi um campeonato muito bem disputado a ponto de chegarmos à disputa de pênaltis na final”, avaliou.
Sobre a disciplina do Copão de Inverno, Marzola também se mostrou satisfeito com o resultado. “Felizmente tivemos poucos problemas com indisciplina, o que houve foi tudo sem gravidade motivada pela disputa e vontade de competir. Mas, para isso, toda nossa equipe da secretaria que está à frente do evento, tem sido rígida em relação à disciplina, não permitindo deslealdade, jogadas brutas e comportamentos indesejáveis. Todo tipo de comportamento acintoso é punido pelos árbitros. E fazemos isso pelo bem do esporte e em respeito ao público presente”, justifica.
De acordo com Marzola, o esporte no governo do prefeito Wesley De Santi de Melo não tem um objetivo exclusivo de formar o bom atleta e desenvolver seu talento. “Nossa política em relação à formação do e da atleta é de fazer com que o esporte mude para melhor a vida de nossos jovens, a vida das pessoas. Minha avaliação é muito positiva e agradeço às equipes, à equipe de arbitragem, aos funcionários do Ginásio e ao público que marcou presença nos jogos”, finalizou.