Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Sacramento é líder absoluto do grupo Sudeste da Copa Band

Edição nº 1637 - 24 de Agosto de 2018

Sacramento sediou na terça-feira 21, dois jogos da Copa Independência de Futsal Band Triângulo.  No primeiro jogo da noite, Campos Altos enfrentou Pratinha em busca dos 3 pontos da rodada que lhe garantiria a classificação para as oitavas de final e conseguiu, de goleada, 11x3. Com a vitória, Campos Altos chegou aos 6 pontos, igualando a pontuação com Araxá.

 No segundo jogo, em quadra Ibiá, para o seu último jogo e precisando vencer para garantir a vaga na próxima fase; do outro Sacramento, que entrou disposto a segurar a liderança do grupo, o que aconteceu. O primeiro gol saiu aos 17 minutos com Cassimiro, numa cobrança de falta. 

No início do segundo tempo, foi a vez de Afrânio balançar a rede e, quatro minutos depois fez o terceiro. Mas Ibiá, que seguia viva, com Matheus Henrique fez o primeiro gol para o seu time, diminuindo a diferença, 3x1. Mas os meninos do Borá não esmoreceram, e Gordão firmou a goleada sacramentana, 4x1. No final da partida, Matheus Henrique fez mais um para Ibiá, e apito final: 4x2. Na tabela, Sacramento,  três jogos, 9 pontos.  Ibiá, quatro jogos e 3 pontos.

 A copa prossegue no dia 4 de setembro com quatro equipes do grupo disputando  a última partida classificatória, no Ginásio do Colégio Dom Bosco,  em Araxá.  Às 20h, Sacramento enfrenta Campos Altos e, às 21h, Araxá pega Pratinha. Sacramento, Campos Altos e Araxá já estão classificadas para as oitavas. Sacramento tem tudo para chegar a 12 pontos mas,  caso Campos Altos leve a melhor e Araxá vença Pratinha, que contabiliza três derrotas, a decisão do líder do grupo será no saldo de gols.   

 

Medina: ‘Craque a gente faz em casa’

O secretário de Esportes Márcio Luiz de Freitas comemora o bom desempenho da Equipe Sacramentana de Futsal na Copa Independente de Futsal da Band. “Nossa equipe está unida, forte e já classificado para a próxima fase, com um diferencial adotado pelo governo Baguá: Enquanto muitas cidades investiram até R$ 200 mil em atletas de fora, Sacramento disputa a Copa com Pratas da Casa, que jogam por amor ao esporte”, revelou, parabenizando a equipe técnica liderada por Fernando Martins. 

Luiz Alberto Medina (foto), secretário de Esportes de Uberaba e um dos coordenadores da Copa avalia positivamente o desenrolar do torneio. “Três aspectos considero relevantes nessa Copa: o aspecto turístico, que propicia às equipes desvendar e conhecerem a região do Triângulo; o aspecto financeiro nas cidades que sediam jogos, e, por último, o esportivo, que é o que mais me empolga. Ver que as equipes estão aprendendo a jogar a Copa Band, adaptando  seus atletas, técnicos  aos moldes e objetivos da Copa e todos ganham com isso, porque conhecem pessoas, lugares, interagem entre si, motiva os mais novos, por isso lutamos tanto pelo esporte”. 

Falando sobre a equipe uberabense, onde trabalha como Secretário de Esportes da cidade, Medina informou que Uberaba faz parte do grupo Sul, com Santa Juliana,  Nova Ponte, Iraí de Minas e Conquista. A equipe soma duas vitórias e uma derrota e tem mais um jogo, no dia 6/9. 

Adepto também da valorização dos atletas de suas próprias, destaca que sempre foi contra a contratação. “Em Uberaba, valorizamos os atletas da cidade, aqueles que foram destaque em competições internas no ano anterior são convidados  para compor  a equipe da Copa Band. Na minha opinião, o craque, a equipe se faz em casa, estamos hoje em Sacramento dentro de um ginásio onde já tivemos várias gerações, já fizemos vários jogos com muito poucos jogadores de fora”, afirma, recordando sua carreira como técnico e a temporada que passou em Sacramento.

“- Eu tenho um título, um dos mais importantes da minha vida, que foi o de Campeão Estadual Infantil, conquistado aqui dentro do Marquezinho, em 1986, com Bruno, Guti, Maurélio e tantos outros, todos atletas de Sacramento. Ganhamos de 1x0 do Atlético Mineiro,  em Monlevade, num campeonato que tinha mais de 50 equipes”. 

Frisa Medina, reafirmando que “o craque a gente faz em casa, por isso na Copa Band é uma oportunidade que damos aos atletas de Uberaba para representarem a cidade, se sentirem valorizados e assim participarem da formação de atletas da casa. Que bom se todas as cidades usassem o maior número possível das pratas da casa”.  

 

Fernando classifica equipe

O técnico da equipe sacramentana de Futsal, Fernando de Oliveira Martins, falou ao ET e adiantou a classificação da equipe, fazendo uma boa avaliação do time nesta copa. 

“- Este ano a equipe está mais integrada, amadurecemos, lideramos o grupo, já estamos classificados e estamos preparados para a próxima fase. Fizemos três bons jogos fora de casa e a vitória em casa hoje, além de carimbar a classificação, é uma preparação para a próxima fase e nos dá oportunidade de jogar pelo empate no dia 4, em Araxá contra a forte equipe de Campos Altos. 

O grupo está muito unido. É uma equipe que não tem uma estrela, mas a equipe em si é a estrela, são todos atletas de Sacramento, inclusive quatro atletas inscritos com menos de 18 anos, que vamos inserir na base dessa equipe e mais três atletas de 15, que no ano que vem terão 16 e que vão  ser inseridos também no grupo. Sacramento está com uma equipe muito boa e está vindo gente nova por aí”, avaliou.

 Finalizando, Fernando destaca que existe a possibilidade de Sacramento receber mais um jogo nas próximas fases. “Pela estrutura que a cidade e o ginásio oferecem, é possível, que recebamos um jogo das oitavas e até das quartas, conforme  formos avançando, como no ano passado, quando perdemos na semifinal. É a mesma equipe, porém muito mais madura, que saiu bem do JIMI e agora está indo bem. Para nós é importante terminarmos primeiros do grupo, porque aí viajaremos menos, com a possibilidade de sediarmos mais um jogo”.