Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

JIMI 2018 - Patos, Uberlândia e Sacramento saem na frente

Edição nº 1634 - 03 de Agosto de 2018

Lideram a classificação geral do JIMI 2018 três cidades, duas delas com tradição na participação do Jogos, Patos de Minas, com seis equipes, que foi a grande campeã; em 2º lugar, medalha de prata, Uberlândia, a terceira maior cidade do Estado, com sete equipes, e Sacramento, classificada em terceiro lugar, com seus atletas contemplados com medalhas de bronze.  

Considerando a longa ausência de Sacramento no JIMI, considerando ainda que muitas equipes foram montadas este ano para participar do evento, como o handebol, voleibol masculino e futsal feminino, além do que, os atletas, em sua grande maioria, são trabalhadores, inclusive os do basquete e do futsal, que já têm uma experiência em competições, as equipes de Sacramento fizeram bonito, enfrentando com bravura equipes com tradição no JIMI. 

Houve até quem comentasse que “parece até injusto botar Sacramento  para competir com cidades que têm tradição, que investem muito nos esportes como Patos de Minas e Uberlândia, cidade que tem 30 vezes mais a população de Sacramento.  Pode até ser verdade,  mas o fato é que  a disputa mostrou que Sacramento tem um grande potencial. Agora é manter as equipes, treinar e se preparar que no ano que vem tem mais JIMI... 

Vamos aos resultados: 

 

Futsal Masculino perde na final, mas está classificado

 

O futsal masculino, comandado pelo técnico  Fernando de Oliveira Martins,  teve excelente desempenho. Venceu o jogo de estreia contra Uberlândia, com goleada, 9x2; venceu Veríssimo por 6x0; empatou com Monte Carmelo 4x4; venceu a semifinal contra Araxá por 6x2  e ficou em segundo lugar, depois de perder um único jogo, a final,  para Patos de Minas por 6x4. Pelo fato da cidade de Sacramento ter sediado os jogos, o Futsal também foi classificado para a fase regional.

Afrânio Marques foi o vice artilheiro com dez gols, um a menos que o campeão Gilberto, de Patos de Minas. José Cassemiro Gonçalves  Neto também ficou entre os cinco melhores artilheiro com 7 gols. 

  Já o futsal feminino, também comandado por Fernando Oliveira Martins,  não teve muita sorte, terminou em oitavo lugar com apenas um empate. Monte Carmelo sagrou-se campeã da modalidade e Uberlândia a vice. 

O basquete masculino terminou em quinto lugar entre as dez equipes em disputa. O atleta Geraldo Majela Carvalho ficou entre os cinco cestinhas com 50 pontos. A equipe comandada por André Afonso de Souza e Artur Pereirinha Neto foi composta pelos atletas: André Luís, Breno do Carmo, Clawseph Fernandes, Diego Oliveira, Geraldo Majela, Getúlio Majela, Guilherme Kassabian, Guilherme Ramalho, Hudson Ferreira, Joisney Pires, José Humberto dos Reis, Leonardo de Souzan, Nathan Ramalho, Rogério França, Samuel de Souza e Thales Scalon.

No Handebol, Araxá foi campeã no feminino e Arapoã do masculino. Sacramento terminou a fase em quarto lugar,  mas Priscila Fornazier foi a maior artilheira da competição, com 38 gols. Já o handebol masculino terminou em sétimo lugar.  As duas equipes comandadas pelos técnicos Ana Paula Vieira dos Reis e Leonardo Castro Pereira foram compostas pelos atletas: 

Feminino - Alessandra da Silva, Ângela da Cunha, Bianca Heloísa Genovez, Caroline Caetano, Danielle Borges, Débora Rosa, Flaviane Oliveira, Juliana Oliveira, Larissa Mota, Lidiane Martins, Poliane Freitas e Priscilla Fornazier. HM: Alan Júnior, César Florentino, Cleyton

Masculino - Alexandre Florentino, Dener Ávila, Felipe Sousa, Hiago Peterson, Huigor Carlos, Jair Teles, Kevyn Henrique, Luiz Henrique, Nicolas Arthur, Rafael Rodrigues, Robert Bruno, Roverson Pires, Warlisson Pacheco e Weverton de Oliveira. 

O Vôlei masculino teve como campeã, medalha de ouro, a equipe de Uberlândia e Patos de Minas foi vice, com medalha de prata. A equipe sacramentana,  comandada pelos técnicos,  Leonardo Castro Pereira e Irma Maria Paroneto terminaram em sexto lugar. Foram estes os atletas da casa:  

 Alef Felipe, Amilton Freitas, Carlos Valladares, César Eustáquio, Eduardo Borges, Ítalo Ricardo, Gladstone Magalhães, Gustavo Bonetti, Gabriel Junqueira, Leonardo Henrique, Lucas Batista, Rafael Cantarin, Tiago Leal, Vanderson Cícero, Vitor Henrique, Wellington Augusto e Wendel Luiz. 

 

Vôlei feminino e Futsal vão disputar fase regional  

Sacramento encerrou com uma chave de ouro e duas de prata a etapa microrregional do JIMI 2018, no último domingo 29, conquistando um saldo excelente de vitórias, com dois títulos de vice-campeã, no Futsal Masculino e Handebol Feminino e um consagrado título de campeã, medalha de ouro, no Vôlei Feminino, classificando-se para a etapa  regional, que será realizada em outubro próximo. O Futsal masculino, medalha de prata nesta primeira fase, também está classificado para a fase regional, pelo fato da cidade ter sediado essa fase microrregional. 

As meninas do vôlei, treinadas pelo Prof. Arthur Pereirinha Neto, sagraram-se campeãs da fase microrregional ao bater a equipe de Perdizes por 3x0, parciais de 24x26/ 16x25/ 18x25. Dos cinco jogos disputados, as atletas  sacramentanas perderam apenas na estreia, dia 25, por 3x0 jogando contra Uberlândia, mas deram uma guinada sensacional nos jogos seguintes: dia 26, venceram Campo Florido por 3x0 (Parciais: 14x25 / 11x25 / 13x25);  dia 27 foi a vez de derrotarem Paracatu por 3x0 (Parciais:25x15 / 25x18 / 25x11) e no sábado 28, na semifinal veio a desforra:  Sacramento 3x2 sobre Uberlândia, num jogo emocionante, com as parciais (19x25 / 25x22 / 27x29 / 25x21 / 15x13). 

Na disputa do terceiro lugar, o título ficou com Uberlândia, que venceu Paracatu por 3x0 (Parciais: 26x28 / 15x25 / 18/25).

 

Secretário avalia JIMI

Para o  Secretário de Esportes, Márcio Luiz de Freitas preparar para sediar o JIMI não foi tarefa fácil, mas a avalição é muito positiva. “Foi uma tarefa árdua, noites sem dormir, estar à disposição das equipes, das comissões técnicas, mas graças a Deus hoje posso dizer que valeu a pena. Conseguimos trazer para Sacramento mais de mil atletas, dirigentes, movimentamos a cidade inteira desde a quarta-feira com jogos em cinco ginásios esportivos. 

Reconhecendo que estava feliz, Marzola agradeceu o apoio de todos. “Estou muito satisfeito, feliz e agradeço a todos que nos ajudaram nessa empreitada, o pessoal das secretarias de Esportes, Obras, Educação e tantos outros de outras secretarias que fizeram pare da comissão, um agradecimento especial aos nossos atletas e comissões técnicas, ao prefeito pelo apoio. 

Encerramos, acredito, que com chave de ouro e comemorando a classificação do vôlei para a etapa Regional e, também do Futsal, por termos sido cidade sede. E podem ter certeza, encerro com o dever cumprido”, afirma, garantindo que a Secretaria de Esportes vai investir nas equipes para competições  futuras. 

“- Muitas equipes foram montadas para o JIMI, mas precisamos investir, apoiar esses atletas do afeminino, handebol, vôlei masculino, essas equipes têm que continuar, temos que acreditar no potencial deles e não descuidar das categorias de base, porque é de lá que sairão os nossos atletas do futuro”, frisou.